21 julho 2016

ETAR de Landeira já foi inaugurada

Estação de Tratamento de Águas Residuais entrou em funcionamento no dia 16 de julho

​​Foi inaugurada no dia 16 de julho, a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Landeira um obra da AgdA - Águas Públicas do Alentejo (empresa responsável pela recolha e tratamento de águas residuais urbanas em 21 municípios do Alentejo, incluindo Vendas Novas), em parceria com o Município de Vendas Novas e Junta de Freguesia de Landeira.

A empreitada tem o valor de cerca de 297 mil euros, comparticipada a 70% pelo QREN, e é constituída por uma Estação Elevatória, uma conduta adutora com 640m e uma ETAR compacta, baseada num sistema de tratamento por lamas ativadas. Na fase líquida o tratamento primário é feito através de gradagem mecânica e desarenamento e o tratamento secundário através de sistema de lamas ativadas em Reator Biológico Compacto, em regime contínuo de arejamento prolongado e um decantador secundário. Na fase sólida é efetuado espessamento gravítico das lamas em silo.

A ETAR vem resolver o tratamento de águas residuais de Landeira e Nicolaus, questão fundamental para a qualidade de vida da população e uma obra há muito ansiada pelos habitantes, à qual o Município e a Junta de Freguesia responderam positivamente com o desenvolvimento do processo junto da AgdA. Numa 2.ª fase do projeto será efetuada a ligação à rede de saneamento de Nicolaus.