04 novembro 2016

Câmara Municipal aprova orçamento para 2017 no valor de 9.730 milhões de euros

​Os Documentos Previsionais para 2017, constituídos pelas Grandes Opções do Plano e Orçamento, foram aprovados, sem qualquer voto contra, na reunião da Câmara Municipal de Vendas Novas de dia 31 de outubro. Os documentos serão posteriormente submetidos à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

O orçamento para 2017 comporta o valor de 9.730 milhões de euros, sendo maior que o anterior (mais 9%) mas onde o rigor, a transparência e a fixação da despesa (em função da receita) permite alcançar, à partida, os indicadores de gestão já habituais neste mandato autárquico.

Neste orçamento há ainda a destacar o peso do financiamento em negociação (1.725 milhões de euros), explicado, em grande parte, pela verba do financiamento comunitário de vários projetos.

É um orçamento diferente, totalmente virado para o investimento e para o desenvolvimento sustentável com as grandes apostas estratégicas a assentarem em cinco grandes eixos:

- Reforço, melhoria e consolidação dos serviços públicos prestados aos cidadãos;

- Requalificação e reabilitação urbana como chave para um novo conceito de cidade;

- Intervenções nas ruas e eixos de circulação prioritários com vista à implementação de práticas de mobilidade suave e mais conforto para os munícipes;

- Desenvolvimento de projetos votados no âmbito do Orçamento Participativo;

- Desenvolvimento de novos projetos de investimento público que ajudem a capacitar as respostas existentes e a fomentar a economia local.

Entende o executivo municipal que, com a implementação dos projetos estratégicos de desenvolvimento destes cinco eixos, Vendas Novas será certamente um Concelho mais robusto, melhor dotado de infraestruturas e com uma atenção mais que redobrada à qualidade de vida dos seus munícipes.

Conheça melhor os projetos​ a desenvolver dentro de cada eixo estratégico.