13 abril 2018

Exposição Fotográfica ajuda a perceber os sinais de autismo

​No âmbito do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, decorreu no passado dia 11, no Auditório Municipal, a abertura da exposição fotográfica sobre sinais de autismo na infância, realizada pela Equipa Local de Intervenção Precoce, da Cercimor. O objetivo é ajudar os pais, educadores e cuidadores a identificarem alguns dos sinais de alerta, de modo a conseguirem um diagnóstico precoce e iniciar uma intervenção o mais cedo possível. As fotografias foram tiradas com crianças das creches de Vendas Novas, recorrendo à simulação de situações específicas. A exposição pode ser visitada até dia 28 deste mês.

Estava prevista também ser feita a apresentação da associação Inovar Autismo, mas por razões que dizem respeito à própria Associação, não foi possível a mesma concretizar-se.

Coube então à Vereadora Ana Carla Barros, à técnica da Intervenção Precoce local e também Vereadora, Susana Gonçalves e à Presidente da Direção da Cercimor, Ana Cristina Saloio, fazerem um enquadramento e explicação sobre as Perturbações do Espetro do Autismo que, segundo a Associação Americana de Psiquiatria “são um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação social, comportamental e comunicacional”.