16 abril 2018

Bombeiros voluntários organizaram sessão sobre planeamento de emergência familiar e comunitário

​Os Bombeiros Voluntários de Vendas Novas levaram a cabo no dia 14 de abril, no Auditório Municipal, uma ação de sensibilização intitulada “Um Dia Faz a Diferença”, cujo tema pretendia chamar a atenção para ações que devem ser tomadas em caso de catástrofe, ao nível de um Planeamento de Emergência Familiar e Comunitário.

Depois das boas-vindas por parte da Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Paula Valentim, usaram da palavra os representantes das entidades convidadas e que assumem responsabilidades na prevenção, preparação ou reação perante emergências.

A formação junto dos mais jovens e respetivas famílias é primordial e, por isso, intervieram neste ponto o Prof. Mário Nuno Madeira (Agrupamento de Escolas) e José Martinho (Campo de Férias do Castor). A importância da comunicação social na divulgação de mensagens de sensibilização e de uma situação de alerta foi o tópico abordado por Rui Botas (Rádio Granada) e Andreia Diniz (Proteção Civil Municipal) apresentou o Plano de Emergência Municipal. A sessão teve como moderador o bombeiro Sérgio Santos.

No final, o Comandante dos Bombeiros Voluntários, Paulo Machado, abordou algumas das medidas teórico-práticas que as famílias devem adotar perante uma situação de catástrofe, como sismo, cheias, furacão ou incêndios, como é o caso de terem um kit de sobrevivência ou um ponto de encontro familiar.