23 maio 2018

Mais de 1000 atletas animaram as ruas de Vendas Novas na 24ª Corrida da Cidade

​A Av. 25 de Abril foi o ponto de partida e chegada da 24.ª Corrida da Cidade de Vendas Novas, que decorreu a 20 de maio, dia em que Vendas Novas comemorou o seu 25.º aniversário como Cidade.

A iniciativa contou com 1.072 participantes, divididos entre as quatro modalidades que compõem a prova: 10 e 5 km de corrida, caminhada e corrida jovem.

A partir das 09h30, a “Corrida Jovem Luís Guerra Mateus & Filhos, Lda” começou a animar a Avenida, com os participantes a serem divididos em função da idade, desde os minis aos juvenis, com percursos dos 200 aos 1.000 metros. Depois de cortarem a meta, tinham à sua espera a merecida medalha e um lanchinho para reporem energias. Os primeiros de cada escalão e sexo subiram ainda ao pódio para receberem o respetivo troféu.

A partida para os “10 km EDP Distribuição” foi dada às 10h20 e passados 00:31:05 cortou a meta Hermano Ferreira (S.L. Benfica), conseguindo a sua quarta vitória na prova. A melhor feminina foi Emília Pisoeiro (RD Águeda), também ela uma repetente no pódio, terminado com o tempo de 00:35:26.

Seguiu-se a partida para a corrida “5 Km Diversões Alentejano” e “Caminhada Família Delta”. Na corrida, foram vencedores dois atletas da terra, Rodrigo Carrilho (Casa do SL Benfica em Vendas Novas) com 00:16:14 e Cristina M. Correia (Ind.), terminando aos 00:27:06.

Os participantes da caminhada fizeram os seus cinco quilómetros em ritmo des¬contraído, juntando a vertente desportiva ao convívio entre familiares e amigos.

Como programa complementar, esteve a animação pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Canha, pelos alunos do Curso de Desporto da Escola Secundária e pelas animadoras do Município que levaram alguns cartazes a dar um tom mais humorístico à prova. A novidade deste ano foi o espaço infantil com insufláveis e matraquilhos das “Diversões Alentejano” que fez as delícias dos mais novos.

Na vertente solidária, foram conseguidos 1.100 euros a favor da Acreditar – Associação de Pais e Amigos da Crianças com Cancro.

Entre todos os participantes foram ainda sorteados cabazes de compras e, antes da entrega protocolar de prémios, foi inaugurada a icónica garrafa de Coca-Cola, oferecida pela marca como forma de comemorar os 40 anos em Portugal. A peça de arte decorada pelo artista Miguel Caeiro, mais conhecido por “RAM”, ficará agora a embelezar o parque desportivo municipal.

A 24.ª Corrida da Cidade foi organizada pelo Município de Vendas Novas, teve organização técnica da Xistarca e da Associação de Atletismo de Évora; patrocínio da EDP Distribuição, Delta Cafés, Diversões Alentejano, Luís Guerra Mateus & Filhos, Etelgra, Nedphyl, Água do Vimeiro, Coca-Cola, Juntas de Freguesia de Vendas Novas e Landeira; colaboração da GNR, Bombeiros Voluntários e como media partner a Rádio Granada e a RUNning Magazine.