28 janeiro 2019

​Município adquire desfibrilhador e certifica 12 funcionários para o uso do mesmo

​O Município de Vendas Novas adquiriu um desfibrilhador automático externo (DAE) para o Parque Desportivo Municipal e proporcionou formação a 12 funcionários do Serviço de Desporto, de modo a ficarem com competências para operarem com este equipamento, atuando em caso de uma emergência que ocorra no Pavilhão, Piscinas ou Estádio. O desfibrilhador é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória com o objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco.

A formação proporcionou conhecimentos teóricos e práticos sobre Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, decorreu nos dias 9 e 23 de janeiro e foi ministrada pela empresa responsável pela venda do desfibrilhador, através de técnicos acreditados pelo INEM.

Com o elevado número de utentes do Parque Desportivo Municipal, principalmente das Piscinas Municipais, entendeu o Município que a aquisição deste equipamento e a formação dos funcionários são fulcrais para desencadear uma resposta mais rápida e eficiente em caso de paragem cardiorrespiratória, assegurando os cuidados de saúde necessários até à chegada dos serviços de emergência.

«É o tipo de equipamento que esperamos nunca ser necessário utilizar, mas que pode ser determinante numa situação de paragem cardiorrespiratória. A partir de hoje temos 12 pessoas do Município que receberem formação adequada e que podem contribuir para ajudar a salvar uma vida», refere a Vereadora responsável pelo Desporto, Ana Carla Barros.