20 novembro 2017

Diabetes: Uma doença explicada por quem vive diariamente com ela

​“Viver com a Diabetes”, assim se designou a sessão de informação sobre esta doença que decorreu no passado sábado, dia 18 de novembro, no Auditório Municipal, dinamizada pela Associação Diab(R)etes.

A Vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Carla Barros, deu as boas-vindas ao público e apresentou esta associação que começou por ser um grupo nas redes sociais e que já conta com mais de 4.000 membros.

Sérgio Louro, Vendasnovense e responsável pela associação, foi o condutor dos trabalhos, abordando a sua experiência enquanto diabético, partilhando experiências e predispondo-se, enquanto doente, a responder a todas as dúvidas que a plateia foi colocando. Falou-se dos vários tipos da diabetes (com maior foco no tipo 1 e 2), de como funciona a alimentação, atividade física e a aceitação da doença por parte de doentes de diferentes grupos etários, familiares e da comunidade.

No final, ainda foram sorteadas aparelhos de mediação de glicose que não necessitam de recorrer a picagem nem a tiragem de sangue.

A iniciativa foi gratuita e pretendeu dar significado ao Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.