06 abril 2020

COVID-19

Município cria Fundo de Emergência Municipal no valor de 100 mil euros

O Município de Vendas Novas decidiu criar um Fundo de Emergência Municipal no valor de 100 mil euros para fazer face a medidas de contingência, nesta situação especial de pandemia por Covid-19.

O fundo será criado através da reafetação de verbas orçamentais e foi anunciado na última reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 1 de abril.

Metade do valor total (50 mil euros) serão alocados à aquisição de bens, nomeadamente a Equipamentos de Proteção Individual (máscaras cirúrgicas e óculos e viseiras de proteção facial) que serão distribuídos aos profissionais de saúde, segurança e socorro, assim como, aos trabalhadores municipais dos serviços essenciais e às Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho.

Os outros 50 mil euros serão canalizados para a implementação de medidas de apoio social ao tecido económico às famílias, que vejam os seus rendimentos reduzidos devido à pandemia.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, refere que "a afetação deste valor está dividido naquilo que são as nossas preocupações neste momento: atuar de forma preventiva – com a compra de equipamentos para os agentes que estão no terreno; e com a criação de uma reposta social – apoiando as famílias, os postos de trabalho e os empresários Vendasnovense diretamente afetados pela pandemia. Como não conseguimos antecipar como vamos estar no final deste ciclo, as medidas a adotar serão geridas a cada momento e conforme as necessidades mais prementes."