03 maio 2018

Livro que compila expressões alentejanas foi apresentado na Biblioteca Municipal

​A Biblioteca Municipal recebeu, no dia 28 de abril, a apresentação do livro “Falares e Ditarenhos do Alentejo”, que contou com a presença do autor, Luís Miguel Ricardo, e de animação musical pelo Grupo de Cantares e Música Popular Portuguesa Reformados de Vendas Novas.

A introdução à obra foi feita pela Vereadora Ana Carla Barros, que aproveitou para ler algumas das palavras de “alentejanês” que compõem o livro.

A explicação de como surgiu a ideia desta compilação e as fontes nas quais se baseou foi feita pelo próprio autor, que ilustrou contando algumas das histórias por detrás das expressões retratadas. Na plateia, a identificação com o que aqui se falava era geral. Afinal, somos todos Alentejanos!

“Falares e Ditarenhos do Alentejo” compila mais de 6.000 expressões, que vão dos arcaísmos, termos de que apenas os mais antigos ainda se recordam, às tão carismáticas e genuínas das nossas gentes. A obra contém ainda 19 artigos desenvolvidos sobre palavras e expressões típicas, aventando a sua origem e explicação.

Um agradecimento ao Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, a Maria da Luz Roma (Luxa) e a Filipe Barradas pelo empréstimo de artefactos que integram a exposição sobre o Alentejo, que serviu de cenário à sessão.