08 janeiro 2018

Orçamento municipal para 2018 aprovado com um valor de 10.398 milhões de euros

​Os Documentos Previsionais para 2018, constituídos pelas Grandes Opções do Plano e Orçamento, foram aprovados, por maioria, na reunião da Câmara Municipal de dia 21 de dezembro, sendo posteriormente submetidos à Assembleia Municipal, que reuniu a 29 do mesmo mês, para apreciação e votação dos documentos.

O orçamento para 2018 comporta o valor de 10.398 milhões de euros, sendo maior que o anterior (mais 12%) mas onde o rigor, a transparência e a fixação da despesa (em função da receita) permite obter, à partida, os indicadores de gestão que o executivo já alcançou anteriormente e que faz questão de manter para este mandato.

Neste valor, para além das verbas necessárias para o desenvolvimento das atividades do Município, inclui-se a totalidade dos montantes para a execução de projetos estruturantes, como a Requalificação Urbana da Av. 25 de Abril e da Entrada Sul de Vendas Novas, a Construção do Campo de Jogos em Piso Sintético, entre outros projetos estruturais para o desenvolvimento do Concelho.

Há ainda a destacar o peso do financiamento em negociação (1.101 milhões de euros), explicado, em grande parte, pela verba do financiamento comunitário de projetos como a Requalificação Urbana da Rua da Artilharia, o Programa de Combate ao Insucesso Escolar e a Otimização Energética do Parque Desportivo.

Para o quadriénio 2018-2021, o Município assume uma estratégia que irá alicerçar-se em seis eixos prioritários de atuação, traduzindo-se numa Vendas Novas Mais Solidária e Inclusiva; Mais Apelativa e Renovada; Mais Bonita e Convidativa; Mais Acessível e Segura; Mais Dinâmica e Jovem; Mais Desenvolvida e Empreendedora.

Com a implementação dos projetos de desenvolvimento incluídos nestes eixos, Vendas Novas será certamente um Concelho mais forte, melhor dotado de infraestruturas e com uma redobrada atenção à qualidade de vida da sua população.