12 janeiro 2016

Município implementa sistema para combater perdas de água da rede pública

Medida resulta de um protocolo assinado entre a CIMAC e a EPAL

​​A pensar no uso eficiente da água, o Município de Vendas Novas irá implementar um sistema que lhe permite monitorizar as perdas de água da rede pública, resultado de um protocolo assinado entre a CIMAC e a EPAL – Empresa Portuguesa de Águas Livres, S.A.

O protocolo prevê a implementação do WONE® (Water Optimization for Network Efficiency), um eficaz programa de monitorização, vocacionado para a eficiência, redução de perdas de água e otimização do sistema de abastecimento. O sistema será primeiramente testado na localidade de Landeira.

O acordo entre as partes contempla também um módulo de formação, facultado pela EPAL, que potenciará a normalização e otimização de procedimentos, com inerentes ganhos de eficiência nos 14 municípios abrangidos pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Do ponto de vista da CIMAC, e consequentemente do Município de Vendas Novas, este é um passo lógico na gestão eficiente do ciclo urbano da água, após a elaboração em 2014,  do cadastro das redes de abastecimento de água e saneamento de águas residuais dos municípios do Alentejo Central e a construção de uma aplicação WEBGIS que permite a caracterização e gestão da rede pelos municípios envolvidos.

Apostando em medidas de eficiência, consegue-se igualmente garantir a prestação de um serviço público de qualidade.