13 fevereiro 2015

Município de Vendas Novas Reabre Posto Médico de Piçarras

A partir de 19 fevereiro, população terá acesso a cuidados de saúde por parte de um profissional

​Depois de quase um ano a trabalhar numa solução, o Município de Vendas Novas conseguiu reabrir o Posto Médico de Piçarras e, a partir de 19 de fevereiro, a população deste lugar terá acesso a cuidados de saúde por parte de um profissional qualificado e habilitado.

O serviço será assegurado por um enfermeiro, através de protocolo celebrado com a Casa do Povo de Vendas Novas, que, durante uma manhã por semana, prestará aconselhamento, esclarecimento, avaliação de tensão arterial e glicémia capilar, entre outros serviços.

A atividade semanal de rastreio e aconselhamento, que já era prestada por outra associação do Concelho, através da Junta de Freguesia de Vendas Novas, continuará a ser assegurada, agora neste espaço.

A distância da população de Piçarras, que é maioritariamente idosa, à sede de Concelho e, consequentemente, a cuidados básicos de saúde sempre foi preocupação para este executivo da Câmara Municipal de Vendas Novas e daí ter sido realizado um esforço para resolver a questão. Ainda em 2014, depois da confirmação de cedência do espaço, procedeu-se à limpeza, pintura, recuperação, colocação de equipamento e encetaram-se contactos junto da Administração Regional de Saúde, para negociar a vinda de profissionais de saúde, os quais se revelaram infrutíferos, dada a atual falta de recursos humanos.

O Município de Vendas Novas tentará sempre apoiar o desenvolvimento de atividades que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças, assim como participar na prestação de serviços e prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com as entidades competentes da administração central e com instituições particulares de solidariedade social