30 abril 2015

Ministério da Defesa Nacional e Município de Vendas Novas assinaram protocolo

​A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dr.ª Berta Cabral e o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Dr. Luís Dias, assinaram hoje um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e o Município de Vendas Novas, no âmbito do Dia da Defesa Nacional.

Este foi um protocolo pioneiro, no sentido do apelo à participação pública e cívica dos jovens e à dinamização de um conjunto de atividades com interesse e utilidade para os mesmos, convocados a participar no Dia da Defesa Nacional, em Vendas Novas.

Antes da celebração do protocolo decorreu uma visita ao Regimento de Artilharia n.º 5, mais concretamente ao programa diário que os jovens assistem no Dia da Defesa Nacional e que inclui um circuito com várias estações onde tomam contacto com equipamentos de artilharia e com as forças do Bombeiros Voluntários, Proteção Civil e GNR.

O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens de ambos os sexos para as suas responsabilidades, deveres e direitos, enquanto cidadãos, dando a conhecer as missões e organização das Forças Armadas. É um dia único na vida de cada cidadão e ocorre nos Centros de Divulgação da Defesa Nacional, sedeados em unidades militares, sendo o Regimento de Artilharia n.º 5 um desses Centros. Em Vendas Novas, as Jornadas do Dia da Defesa Nacional terminam amanhã, dia 30 de abril, e tiveram a presença de 95 jovens por dia, com idades compreendidas entre os 18 e os 19 anos, de seis concelhos, num total de cerca de 1.139 jovens.