17 novembro 2017

Período crítico de incêndios já terminou mas tenha em atenção estas informações para evitar coimas

​Considerando as condições climatéricas extremamente adversas que se têm verificado este ano, o período crítico relativo aos incêndios florestais foi prolongado até dia 15 de novembro. A partir desta data é possível fazer QUEIMAS (utilização do fogo para eliminar sobrantes cortados e amontoados de exploração agrícola ou florestal), MAS SÓ NOS DIAS EM QUE O RISCO DE INCÊNDIO SEJA REDUZIDO, MODERADO OU ELEVADO (cores verde, amarelo ou laranja). Assim, antes de realizar a queima e para evitar coimas, o interessado deve informar-se junto dos Bombeiros Voluntários, da Câmara Municipal ou do Instituto do Mar e da Atmosfera sobre o risco de incêndio nesse dia e confirmar se pode efetuar a queima. Para realizar uma queima não é necessário licença da Câmara Municipal ou de qualquer outra entidade, apenas por uma questão de segurança deve avisar os Bombeiros que naquele dia vai proceder a uma queima.

Igualmente, a partir de 15 de novembro de 2017 é possível realizar QUEIMADAS (quando se usa o fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho) MAS SÓ NOS DIAS EM QUE O RISCO DE INCÊNDIO É REDUZIDO OU MODERADO (cores verde e amarelo), sendo neste caso necessário o licenciamento da Câmara Municipal. No momento de executar a queimada é exigida a presença de técnico(a) credenciado(a) em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.