15 março 2018

Para prevenir os incêndios florestais, hoje ensinou-se a realizar uma queima em segurança

​Decorreu hoje, dia 15 de março, no Foro Perdido, em Afeiteira, uma sessão de esclarecimento e sensibilização para a defesa da floresta contra incêndios, com recurso à realização de uma queima de sobrantes em segurança.

A iniciativa foi promovida pela APFC – Associação de Produtores Florestais de Coruche, com o apoio do Município de Vendas Novas, e contou com a participação de proprietários florestais, agricultores e prestadores de serviços, bem como funcionários do Município com funções ligadas aos jardins e proteção civil. O Presidente da Câmara, Luís Dias e o Vereador da Proteção Civil, Bruno Gomes, também estiveram presentes para se inteirarem das informações prestadas.

Foram explicadas todas as condicionantes e questões legais relacionadas com a eliminação de sobrantes agrícolas e florestais através de queima controlada, nomeadamente os cuidados a ter e a observação das condições climatéricas e níveis de risco de incêndio em vigor. De seguida foi realizada uma pequena queima para exemplificar todo o processo, desde a preparação do terreno, acompanhamento da queima e extinção da mesma.

O Município pretende com estas ações contribuir para a prevenção de incêndios florestais, promovendo a segurança das populações e respetivos bens.