21 outubro 2019

Oficina Re-Planta está de regresso a Vendas Novas no dia 6 de novembro!

​No dia 6 novembro de 2019 (4ªfeira), no Fórum “A Praça”, entre as 18h00 e 20h30, o projeto “Re-Planta!” volta a Vendas Novas para mais uma oficina de hortas biológicas e compostagem, depois da 1ª sessão, em abril deste ano, ter esgotado.

Recordamos que no ano passado a Gesamb lançou a segunda edição do “Re-Planta!”, um projeto que abrange 12 concelhos do Alentejo central (Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa) com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos presentes nos contentores do lixo dos lares e organizações e aumentar a prática da compostagem doméstica e comunitária, associada à criação de hortas e jardins em modo biológico.

Este projeto, promovido pela Gesamb em parceria com os municípios, tem a ambição de envolver direta ou indiretamente todos os habitantes abrangidos pelos serviços da Gesamb visando fomentar a consciência ambiental, assim como o espírito de cidadania ativa e participada, tentando pautar-se por uma postura prática, diretamente com os públicos locais e de forma inclusiva.

Nestas oficinas, os participantes são convidados a reaprender o poder, redescobrir o sabor, reencontrar o prazer de cultivar, colher e confecionar os próprios alimentos tal como a produzir o ouro negro que vai revolucionar a horta.

As inscrições para esta estão abertas, e podem ser feitas aqui.

Podem inscrever-se cidadãos ou instituições que:

- sejam residentes no concelho onde se realizam as oficinas;

- sejam maiores de idade;

- não tenham frequentado nenhuma oficina Re-Planta! anterior (Para poder receber um compostor tem de possuir jardim/terreno).


Mais informações em: https://www.re-planta.pt/