24 outubro 2017

Aumento do Risco de Incêndio Florestal nos Próximos Dias

​De acordo com o IPMA, prevê-se, para os próximos dias, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando por vezes forte, rodando para o quadrante sul a partir da tarde de quarta-feira. Humidade relativa do ar entre 20 e 30% nas regiões do interior, temperatura máxima aumentando gradualmente para valores entre 24 e 29°C, que no Alentejo pode ultrapassar os 30ºC. Índices de risco de incêndio nos níveis elevado e muito elevado em alguns municípios algarvios e do interior centro e norte, agravando-se a partir de hoje a alguns municípios do Baixo e Alto Alentejo.

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável a manutenção do tempo quente e seco com vento fraco a forte, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais em algumas regiões de Portugal Continental.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e o Município de Vendas Novas recordam que, de acordo com as disposições legais em vigor e face à extensão do período crítico até 31 de Outubro, É PROIBIDO:

- Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos;

- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Em face das condições meteorológicas previstas e, devem ser tido em conta alguns cuidados na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

- Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

- Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação.

A ANPC e o Município de Vendas Novas recomendam a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários.