16 fevereiro 2017

Secretário de Estado da Defesa e Chefe de Estado-maior do Exército em Vendas Novas para inauguração da Rotunda da Artilharia

Inauguração decorre no dia 20 de fevereiro

O Município de Vendas Novas inaugura, na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, a rotunda de homenagem à Artilharia e aos Artilheiros portugueses, numa cerimónia que se inicia pelas 10h00, no Regimento de Artilharia n.º5, com a receção ao Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, ao Chefe de Estado-maior do Exército, General Rovisco Duarte, e demais entidades militares.

Segue-se o momento protocolar, pelas 10h30, no Auditório Municipal e, pelas 11h15, serão hasteadas as bandeiras e descerrada a placa inaugurativa da rotunda, que se localiza na entrada nascente de Vendas Novas.

O objetivo é homenagear a ligação histórica de Vendas Novas à artilharia, os militares e respetivas famílias que por aqui passaram ou se estabeleceram e, consequentemente, o impacto que a antiga Escola Prática de Artilharia, agora Regimento de Artilharia n.º5, tem tido no desenvolvimento da cidade e do Concelho.

As obras compreenderam a substituição do elemento de água da rotunda pela colocação de um Obus M114A1 155 mm/23 e de letras em alumínio com o nome da cidade, plantações e arborização nas ruas adjacentes, otimização e melhoramento da iluminação pública.