15 janeiro 2018

Sismo de magnitude 4.9 sentido em Vendas Novas esta manhã

Saiba o que fazer em caso de ocorrência de um sismo

​De acordo com o site do IPMA, foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Nordeste de Arraiolos, no dia de hoje, 15 de janeiro, pelas 11:51 (hora local).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Évora, incluindo o concelho de Vendas Novas. O sismo foi ainda sentido em praticamente todo território nacional.

Temos conhecimento que muitas pessoas saíram à rua assustadas, aproveitamos para relembrar o que deve fazer durante um sismo:
EM CASA OU NUM EDIFÍCIO
- Dirija-se para um local seguro e mantenha-se afastado de janelas, espelhos, chaminés e outros objetos que possam cair.
- Ajoelha-se e proteja a cabeça e os olhos com as mãos.
- Não se precipite para as saídas se estiver num andar superior do edifício. As escadas podem ficar congestionadas.
- Nunca utilize elevadores

SE ESTIVER NA RUA mantenha-se afastado dos edifícios altos, postes de eletricidade e outros objetos que possam cai. Dirija-se para um local aberto.

SE FOR A CONDUZIR para o veículo, longe de edifícios, muros, encostas, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dele.