18 setembro 2020

COVID-19

Visitas aos lares de idosos e casas de acolhimento de crianças para avaliar cumprimento de medidas de prevenção da doença

O Serviço Municipal de Proteção Civil, em conjunto com a Unidade de Saúde Pública e com a Segurança Social, tem realizado ações mensais de acompanhamento às Casas de Acolhimento de Crianças e às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (lares de idosos) de Vendas Novas.

Estas ações têm como objetivo verificar o cumprimento das recomendações emanadas pela DGS, de caráter preventivo, a identificação de inconformidades e de situações críticas na prevenção da doença e, ainda, a prestação de apoio técnico na implementação de medidas corretivas.

São avaliadas questões relativas à higiene, limpeza, desinfeção e gestão dos resíduos, distanciamento físico, concentração de pessoas, ventilação dos espaços, visitas, admissão de novos residentes, gestão de casos suspeitos/confirmados de COVID-19, entre outras.

No final é preenchida uma ficha de verificação a enviar à instituição para que a mesma possa corrigir as inconformidades o quanto antes, seguindo-se as ações regulares de acompanhamento da Segurança Social para verificação do suprimento das inconformidades.

Com este esforço concertado pretende-se garantir uma reposta segura para todos – utentes, profissionais, famílias e toda a comunidade. 

119645783_389987682008330_9082109508443192163_n.jpg