28 fevereiro 2018

Volta ao Alentejo foi apresentada em Vendas Novas

​​Decorreu no dia 27 de fevereiro, em Vendas Novas, a apresentação da 36.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, prova que estará na rua entre 14 a 18 de março, culminando em seis etapas, num total de 751,9 km.

Vendas Novas irá receber a partida da 1.ª etapa, com os cerca de 150 ciclistas a saírem da Parada D. Pedro V, pelas 11h15 de dia 14 de março, percorrendo 173,5 km por estradas alentejanas, até Serpa.

Como o Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, fez questão de referir na cerimónia, «o regresso de Vendas Novas a uma das principais provas velocipédicas nacionais faz todo o sentido, pois somos uma terra com uma forte ligação às bicicletas, consubstanciada pelo elevado número de pessoas que a usam como meio de transporte ou como desporto de eleição. Denota ainda o compromisso assumido em apresentar uma agenda de atividades diversificada que proporcione à população o contacto com os mais diferentes eventos.»

Para além de edil anfitrião, Luís Dias, estiveram presentes na cerimónia, o representante da CIMAC, José Calixto; Joaquim Gomes, Diretor técnico da Podium Events e diretor de corrida; Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional Turismo do Alentejo e Ribatejo; Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Jorge Nunes, Presidente da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul.

Antes das despedidas, Joaquim Gomes, vencedor da Volta ao Alentejo há exatamente 30 anos, fez questão de oferecer a sua camisola amarela à CIMAC, mostrando que a história de um campeão é feita de troféus pessoais, mas também de partilhas e afinidades.

A 36.ª edição da “Alentejana” apresenta como novidade a inclusão de um contrarrelógio, que regressa após ausência de nove anos, sendo uma das etapas disputadas pelas 21 equipas, 13 delas nacionais, que vão estar cinco dias na estrada, a percorrer todas as belas paisagens da região, numa iniciativa organizada pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events.