Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

​O PMDFCI é um plano de natureza sectorial e de carácter obrigatório, em conformidade com o DL 124/2006, de 28 de Junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro. Em termos gerais, é um instrumento operacional, que abrange toda a área florestal do Concelho de Vendas Novas e que pretende atuar ao nível da prevenção, sensibilização, vigilância, deteção e supressão, intervindo estrategicamente ao nível da defesa da floresta contra incêndios.

O processo do PMDFCI é coordenado pela Câmara Municipal e a sua execução só será possível com a colaboração integrada de todos os atores locais, regionais e centrais implicados no processo, para que cada um desempenhe o papel que lhe cabe nesta gigantesca intervenção que é a defesa da floresta.

O PMDFCI do município de Vendas Novas foi elaborado em 2008. São objetivos do plano a sensibilização da população em geral, a realização de intervenções preventivas, a construção e manutenção da rede de infraestruturas de prevenção e combate, ações de vigilância, definição de estratégias de melhorar o combate, o rescaldo e vigilância após incêndio. O Plano Operacional Municipal (POM) relativo a 2014 foi aprovado na reunião da CMDF de Vendas Novas de 24/06/2014.