Re-Planta

Reprende, Recomeça, Redescobre A Tua Horta

​Sob o lema “Reaprende, Recomeça e Redescobre a tua Horta” as oficinas Re-Planta! são a oportunidade de todo e qualquer cidadão – mesmo daqueles que apenas têm espaço para um pequeno vaso – de descobrir o poder das hortas biológicas e da compostagem!

O projeto Re-Planta iniciou-se em maio de 2013, oficinas de hortas biológicas e compostagem destinadas a transmitir conhecimentos reais para cultivar a sua horta, para esta actividade realizaram-se duas sessões em Vendas Novas:
- a primeira a 21 de maio, das 18h00 às 20h30 no CEAmb,
- a segunda no dia 15 de junho, das 15h30 às 18h00 na Biblioteca Municipal de Vendas Novas

As inscrições para as oficinas foram feitas no site http://re-planta.pt/ e foram limitadas a 25 participantes em cada sessão.

Para mais informações viste o site www.re-planta.pt
Torne-se amigo no facebook www.facebook.com/projeto.replanta

Resumo do Projeto
Este é o nome de um projeto que se encontra em desenvolvimento na área de intervenção dos sistemas de gestão de resíduos da GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EEIM, AMCAL - Associação de Municípios do Alentejo Central e RESIALENTEJO - Tratamento e Valorização de Resíduos, EIM que abrangem 25 municípios alentejanos, incluindo o MUNICÍPIO DE VENDAS NOVAS, cujo objetivo de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos presentes nos contentores do lixo dos lares e organizações e aumentar a prática da compostagem doméstica e comunitária, associada à criação de hortas e jardins em modo biológico.

Estes três sistemas têm em curso a instalação de duas Centrais de Tratamento Mecânico e Biológico que irão contribuir para a valorização de quase 80.000 toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) recolhidos nestes 25 municípios. No entanto, uma parte significativa destes resíduos orgânicos pode ser separada e aproveitada nas habitações e nas organizações através da compostagem doméstica ou comunitária, numa medida complementar ao esforço das duas centrais de tratamento.

A compostagem doméstica é uma prática simples de transformação dos resíduos da cozinha e dos jardins em composto. Pode ser posta em prática por qualquer família, pessoa ou organização interessada e permite devolver aos solos a matéria orgânica reciclada e ao mesmo tempo fomentar hábitos mais saudáveis junto dos cidadãos, nomeadamente a criação de pequenas hortas e jardins biológicos. Está demonstrado cientificamente que estas experiências agrícolas de pequena escala geram bem-estar psicológico, social, ambiental e até económico.

Este projeto tem a ambição de envolver todos os habitantes dos concelhos abrangidos, visando fomentar a consciência ambiental assim como o espírito de cidadania ativa e participada, tentando pautar-se por uma postura prática, diretamente com os públicos locais e de forma inclusiva. Destacaríamos como alguns dos pontos fortes do projeto a oferta de compostores a famílias e organizações, a animação em várias freguesias e sessões de formação para o cidadão e a formação creditada para professores.