Metodologia

Agenda 21

​A metodologia da A21L de Vendas Novas pretende aproximar território e pessoas. A este propósito a proposta da equipa FCT/CIVITAS para o concelho de Vendas Novas, a qual surge ilustrada com duas figuras.

“Uma das prioridades é aproximar mais a A21L do espaço de vida das pessoas, de pequenos territórios e dos próprios cidadãos. Assim, para além de trabalhar ao nível do concelho, será distintivo trabalhar também ao nível (i) da freguesia, (ii) do bairro ou quarteirão e (iii) dos cidadãos organizados em redes temáticas.

Mas, como lidar com estes 4 níveis ao mesmo tempo e com um universo tão amplo e disperso?

De facto é impossível trabalhar com todos os bairros, com todas as redes de cidadãos e com todas as freguesias de um concelho ao mesmo tempo.

Encontrámos uma forma de lidar com este problema da pormenorização, aplicando um mecanismo de selecção: Chamamos-lhe "Apelo21".

O objectivo é focar, e trabalhar, em primeiro lugar com os que estão mais disponíveis e que querem responder ao desafio da sustentabilidade local. Os resultados prometem ser bons, multiplicadores e certamente irão marcar a diferença relativamente a outros planos.

 


Fonte: CIVITAS


Fonte: CIVITAS