20 setembro 2016

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Vendas Novas

Divulgação do Plano foi uma das ações do Município durante a Semana Europeia da Mobilidade 2016

​O Município de Vendas Novas aderiu à Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza de 16 a 22 de setembro, este ano sob o slogan, "Mobilidade inteligente. Economia forte".

A iniciativa, que já se realiza desde 2002, visa sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de modo a reduzir a poluição, melhorar a saúde, aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte mais amigas do ambiente como os transportes públicos, as bicicletas e andar a pé.

Neste sentido, o Município lançou uma campanha de mobilização para o uso diário da bicicleta, como meio de transporte mais rápido, saudável e ecológico, a qual será divulgada junto das escolas, de algumas empresas locais e da população em geral.

Desenvolveu ainda o seu 
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que constitui uma abordagem integrada às diversas dimensões do planeamento urbano, de modo a conciliar o desenvolvimento económico da cidade, a acessibilidade, a melhoria da qualidade de vida e a defesa do ambiente. A mobilidade urbana é reconhecida como um importante fator de contribuição para o crescimento e criação de emprego e, é-lhe reconhecido um forte impacto no desenvolvimento sustentável.

O Plano tem um horizonte temporal até 2023 e tem como objetivo contribuir, de forma articulada, para a prossecução dos seguintes objetivos:

a) Melhorar a eficiência e a eficácia do transporte de pessoas e bens;
b) Promover uma harmoniosa transferência para modos de transporte mais limpos e eficientes;
c) Garantir um sistema de acessibilidades e transporte mais inclusivo;
d) Reduzir o impacte negativo do sistema de transportes sobre a saúde e a segurança dos cidadãos, em particular dos mais vulneráveis;
e) Reduzir a poluição atmosférica, o ruído, as emissões de gases com efeito de estufa e o consumo de energia.


A cidade de Vendas Novas tem forte potencial para fomentar a mobilidade por meios suaves, nomeadamente as redes pedonais e cicláveis, e consequentemente promover a redução de emissão de carbono, criando condições que favoreçam as alternativas às deslocações em viatura particular. No entanto, serão necessárias diversas intervenções de requalificação urbana por toda a cidade. Foram definidas como prioritárias as intervenções na Av. 25 de abril, Av. Marechal Craveiro Lopes e R. da Escola Prática de Artilharia. Prevê-se iniciar os trabalhos no início de 2017, que incluem a criação de uma rede de percursos acessíveis, seguros e confortáveis para favorecer as deslocações em modo suave, num investimento total de cerca de 1.305.00,00 euros.