Bifanas de Vendas Novas

​Falar de gastronomia em Vendas Novas é falar sobretudo de bifanas. Para além de toda a cozinha alentejana enraizada no concelho é este delicioso manjar cozinhado há mais de 30 anos de uma forma especial, que convida a parar quem cá passa e que deixa sempre vontade de voltar.

Não é uma bifana qualquer. Não é apenas carne no pão. Feita com um bife de carne de porco bem batido da melhor qualidade, frito num molho secreto servido dentro de um papo-seco mais ou menos torrado, a bifana vende-se em praticamente todos os estabelecimentos da cidade mas é na zona da Boavista que se concentram grande parte deles pois foi aqui que começou toda a história.

Com o passar dos anos a técnica foi-se aperfeiçoando e as inovações foram-se implantando. Hoje podem ser apreciadas no prato, com batatas fritas, com queijo, ovo estrelado ou na versão grelhada. Conhecidas por todo o país as afamadas bifanas são marca registada pelo Município de Vendas Novas desde 2011 e continuam a deixar cada vez mais pessoas rendidas ao seu delicioso sabor inigualável.

Podem ser apreciadas, entre outros, nos seguintes estabelecimentos:
Boavista
A Chaminé
Horta e Bolota
Passion Café
Planícies
O Silva