16 setembro 2014

Espaço Verde da Entrada Poente de Vendas Novas

​A importância desta obra reflecte-se na requalificação de uma das principais entradas da cidade, recuperando uma zona que, até então, se encontrava paisagísticamente degradada, desenquadrada e abandonada.


O responsável informou que está ainda previsto um projecto de requalificação na passagem da linha de caminho-de-ferro daquela zona. A Requalificação Urbanística da Entrada Poente de Vendas Novas permite aos munícipes, principalmente aos que habitam aquela zona, uma melhoria significativa na qualidade de vida por poderem agora usufruir de um espaço com equipamentos de lazer e de interacção com o meio natural envolvente.


Esta foi uma obra que, aliada a uma correcta estratégia ambiental, aplicou técnicas, métodos e soluções que permitiram recuperar, requalificar e valorizar ambiental e paisagísticamente uma área que até então não tinha nenhuma utilidade nem valor.


Actualmente, a Entrada Poente caracteriza-se por ser uma zona agradável com um percurso de peões, um jardim com plantas mediterrâneas e várias herbáceas coloridas, assim como permitiu o aproveitamento de pinheiros e sobreiros que já ali se encontravam e que ainda estavam em boas condições.


O quadro completa-se com a existência de um muro ondulante com canteiros incorporados de pedra calcária de cor amarela que chamam a atenção, relembram as cores da seara e nos fazem aproximar ao rural. Também o novo estacionamento de viaturas ao longo da estrada nacional e os semáforos que funcionam a painéis solares qualificam a zona e a circulação rodoviária. Assim sendo, verifica-se naquele espaço uma melhoria significativa na qualidade ambiental, aliando  harmonia e enquadramento paisagístico, beneficiando essencialmente os moradores do local intervencionado e demais visitantes.


Esta intervenção teve um valor total de cerca de 610 mil euros e foi pensada como forma de qualificar um espaço que se encontrava muito descaracterizado, sem uso definido, sujeito a apropriações avulsas que marcavam negativamente uma das principais entradas na cidade.

 

 Espaço Verde da Entrada Poente de Vendas Novas