Igreja de Nossa Senhora da Nazaré

​Situada em Landeira, freguesia que se situa a cerca de 20 km de Vendas Novas, é a construção mais antiga do concelho, datando do séc. XV, e uma rara e importante obra de transição do gótico para o manuelino.

A modesta igreja quase se confunde com as típicas casas alentejanas que a envolvem, não fosse o largo onde se situa a torre sineira e o cruzeiro que marca o lugar, quase não se dava por ela.

No interior mantêm-se nas paredes os originais azulejos de maçaroca do séc. XVII e o arco triunfal de volta inteira que separa a nave da Capela-mor, uma importante e rara estrutura que se situa na transição do estilo gótico para o manuelino (séc. XV).

Destaca-se ainda o retábulo em madeira e o crucifixo de marfim indo-português do séc. XVIII, a imagem de N.ª Sr.ª da Nazaré em madeira estofada do séc. XVII, a lanterna de latão do estilo barroco e uma pia de água benta manuelina.

Do lado esquerdo da nave situa-se uma capela manuelina com uma abóbada de tijolo, florões nos vértices, descansando os dois arcos mestres em quatro mísulas de pedra.

Uma pia gótica octogonal, já bastante degradada, pode ser admirada no espaço envolvente à igreja.

Depois do terramoto de 1755 e do abandono que foi sofrendo a igreja ficou um pouco descaracterizada e só em 1980 foram realizadas obras por parte de uma comissão constituída por gente da aldeia que para além de reparos no interior construíram mais duas salas (Capela mortuária e sala de catequese) e em 1988 restauraram o cruzeiro e cimentaram o quintal.

Morada: Praça da República, 14 (2965 - Landeira)
Visitas: Contactar paróquia
Telefone: 265 805 191
Missas: Domingo - 10h30