Programas de Apoio e de Formação

Apoio à expressão e educação física motora no 1º Ciclo E.B, Pré-escolar e desporto escolar
A implementação dos programas de expressão e educação física motora nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, nas creches e jardins-de-infância, onde se inclui o projecto da natação, constituem uma realidade no Município. Através do apoio técnico nas aulas práticas, no transporte dos alunos, na planificação das actividades extra curriculares e na utilização de equipamentos e materiais, é possível estabelecer uma planificação conjunta com o agrupamento vertical e com o enquadramento dos professores de educação física, que possibilita a todas as escolas e por consequência a todos os professores e alunos materializarem as aulas de expressão e educação física motora.

A disponibilidade de recursos aos outros graus de ensino 2º e 3º ciclo e secundário nas actividades do desporto escolar, tem sido uma constante preocupação do trabalho desenvolvido pela autarquia, no sentido de promover as competições de desporto escolar e criar condições para que as escolas promovam a actividade desportiva, com as melhores condições possíveis.

Apoio ao associativismo local
As parcerias que são estabelecidas com o meio associativo local, são no sentido de viabilizar e materializar as suas actividades e os seus projectos de desenvolvimento.

O estipulado nas “Normas de Apoio ao Associativismo Local” constitui um sistema de apoio que de uma forma criteriosa define com rigor o tipo de apoios a conceder a todos os clubes e instituições que no Município desenvolvem a actividade desportiva. Estes apoios podem ser de ordem financeira, em transportes, em instalações desportivas, devendo o tipo de apoio ser expresso anualmente em protocolo elaborado para o efeito.

Apoio a actividade física de lazer e manutenção
A actividade física no âmbito da manutenção e da melhoria do estado físico geral, bem como da prevenção das doenças associadas ao sedentarismo, assim como da ocupação do tempo livre, tem sido uma preocupação dominante da gestão das actividades desenvolvidas e a desenvolver pelo serviço municipal de desporto.

Neste sentido tem sido estabelecida uma informação permanente com a população local na dinamização de várias actividades, enquanto e paralelamente têm sido estabelecidos programas conjuntos com Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), clubes, centro de saúde, escolas e outras instituições de modo a que na elaboração do plano de actividades da Câmara Municipal sejam contempladas iniciativas tais como, passeios de cicloturismo, caminhadas, corridas a pé, jogos tradicionais, jogos colectivos, orientação, BTT, ginástica e fitness.

Estas actividades são caracterizadas por serem livres, mobilizadoras, atractivas e têm conquistado uma grande adesão da população local.

Na área da manutenção e saúde e relativamente ao Programa “Mexa-se” o Município de Vendas Novas aderiu à campanha nacional do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), para diminuir o número de pessoas sedentárias e promover a actividade física, a saúde e qualidade de vida da comunidade local.

Todavia as actividades de movimento e actividade física na população idosa (população sénior) tem constituído uma preocupação da Câmara Municipal que em parceria com as Juntas de Freguesia deram início a um programa específico nesta área. Entende-se que cada vez mais é necessário incrementar e desenvolver este tipo de projectos junto deste estrato da população. Neste âmbito o Município de Vendas Novas tem uma estrutura de funcionamento com vários núcleos de actividade física, designadamente o projecto “ Dar Mais Vida aos Anos – Mais Actividade Física/ Mais saúde”, através de parcerias com autarquias, clubes e o associativo local, e que são os seguintes:

Landeira – Organização da Junta de Freguesia da Landeira, acções de movimento para reformados e idosos de Landeira – 26 alunos

Bombel – Organização da Junta de Freguesia de Vendas Novas, e Associação Renascer Bombel, desenvolvem o programa, actividade física para idosos – 22 alunos.

Coordenação concelhia – Educação Recorrente desenvolvem o Projecto, actividade física para adultos 24 alunos.

Programa de formação desportiva

A formação desportiva tem constituído por parte da Câmara Municipal uma área de particular atenção. A formação desportiva representa a base da pirâmide do desenvolvimento desportivo e foi com base neste pressuposto que a Câmara Municipal lançou em 1998 a sua escola de formação desportiva municipal. Posteriormente, em 2000, arranca o projecto de escolas e escolinhas de desporto no Município de Vendas Novas.

No presente existem 9 escolas de desporto desenvolvidas pelo associativismo local. Ao longo dos últimos anos centenas de jovens têm tido a possibilidade de participar nas actividades deste projecto de formação que complementa o trabalho desenvolvido nas escolas do 1º ciclo no programa de expressão e educação física motora.  

A Câmara Municipal no ano lectivo 2004/05 lançou por sua iniciativa a Escola Municipal de Natação. Vocacionada para a aprendizagem e aperfeiçoamento da natação esta escola de formação desportiva acolhe alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos de idade. Ao lançar esta escola de formação desportiva a Câmara Municipal procurou criar condições de maior acessibilidade a todos os jovens deste escalão etário do Município de Vendas Novas.

Programa de desenvolvimento e cooperação de grandes eventos

Tem constituído uma das preocupações dominantes da Câmara Municipal manter com as associações distritais e respectivas federações desportivas nacionais em particular e com outras instituições ligadas ao desporto em geral, uma cooperação permanente que possibilite a organização de grandes eventos desportivos, que beneficie ambas as partes. A cidade de Vendas Novas tem sido palco de vários acontecimentos ao longo dos anos, no ano transacto o Campeonato Ibérico de Orientação, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Orientação e da Câmara Municipal de Vendas Novas é um exemplo elucidativo. O intercâmbio existente entre a Associação de Atletismo de Évora e a Câmara Municipal que tem permitido nos últimos anos a realização de todas as provas distritais de atletismo é outro exemplo significativo entre muitos outros.

É no âmbito desta cooperação e abertura que a autarquia entende o desporto como um fenómeno mais abrangente capaz de colocar Vendas Novas no mapa desportivo nacional, pela sua situação geográfica, pelas suas condições naturais, pela qualidade do trabalho e dos recursos que proporciona.

A situação descrita não invalida que por iniciativa da Câmara Municipal e integrando o seu plano de actividades não haja apostas claras em grandes eventos. A corrida da cidade, por ocasião das comemorações da elevação de Vendas Novas a cidade, constitui uma iniciativa de referência que se tem consolidado como uma prova desportiva de âmbito nacional, de entre outras que se descrevem seguidamente:  

Corrida em atletismo “Cidade de Vendas Novas” – já na sua 20ª edição, é uma prova desportiva de grande dimensão expressa nos cerca de 3.000 participantes, que se dividem entre a prova de 10km, a corrida da família e a corrida jovem. Integrada nas comemorações do aniversário da cidade, esta prova tem ganho grande adesão na participação e melhorado a sua organização, constituindo um dos momentos altos do desporto em Vendas Novas.

Jogos “Vendas Novas – Cidade Desporto” – a decorrerem de Março a Julho, proporcionam a milhares de munícipes, a participação em diversas iniciativas e modalidades desportivas. Um quadro de actividades desportivas e recreativas abertas a toda a população de crianças a jovens, passando por adultos até aos idosos, possibilita o envolvimento de toda a população.


Dia Mundial da Saúde – a 7 de Abril realiza-se uma caminhada aberta à população em geral, pelas ruas da Cidade e pelas ruas da Freguesia de Landeira, com a finalidade de assinalar o Dia Mundial da Saúde e ao mesmo tempo de sensibilizar a população do concelho para a prática regular de actividade física. Ano após ano a prática das caminhadas de forma organizada e de forma informal são uma realidade neste Município como demonstra o quadro anexo referente 1.387 participantes nesta iniciativa no ano de 2006.

Dia Mundial do Coração – no final do mês de Setembro à semelhança do Dia Mundial da Saúde, proporciona-se a toda a população uma caminhada pelo campo. No ano de 2005 participaram 512 caminheiros desde os mais novos aos mais velhos, notando-se também nesta iniciativa uma maior participação feminina.

Comemorações do 25 de Abril – é tradição no concelho de Vendas Novas, no mês de Abril, organizar-se vários torneios abertos em diversas modalidades desportivas tanto para adultos como para jovens. Os jogos tradicionais como a malha, sueca e chinquilho também estão presentes nestas comemorações, sendo até das actividades com maior número de participantes.

Comemorações da Elevação de Vendas Novas a Concelho – em Setembro com o final das férias e início do ano lectivo, realizam-se vários torneios abertos que assinalam a abertura da época desportiva e são integrados nas comemorações do concelho.

Juventude sempre a mexer – este projecto envolve toda a população escolar do Município e funciona durante todo o ano lectivo com vários programas desportivos de âmbito escolar no parque desportivo da cidade. É uma organização conjunta do Município de Vendas Novas com todas as escolas e o desporto escolar. O Município de Vendas Novas colabora e apoia não só as iniciativas de organização local, bem como grande parte das iniciativas do desporto escolar de âmbito distrital e regional, estando também disponível para iniciativas nacionais.

Olimpíadas Populares do Distrito de Évora – desde 1988 que o Município de Vendas Novas participa neste grande projecto intermunicipal do Distrito de Évora. Com um quadro próprio de iniciativas desportivas, tanto colectivas como individuais, este projecto desenvolve-se em três fases:

• Fase de Freguesia – Dinamização das várias actividades nas freguesias onde são apurados os participantes para a fase seguinte;

• Fase Concelhia – Fase de competição das várias modalidades com os apurados de todas as Freguesias, onde são apurados os participantes para a fase seguinte;

• Fase Distrital – Competição final por modalidade. As várias modalidades com final distrital são divididas pelos Municípios participantes, os quais são responsáveis pela sua organização.

Este projecto com quase 20 anos de existência, tem sido bastante importante na revitalização do associativismo desportivo do próprio distrito, no aparecimento de novas modalidades em vários concelhos e de possibilitar a participação de atletas não federados num projecto desportivo próprio de prática desportiva.

Festa da Malha – a festa da malha é um dos maiores encontros de jogos tradicionais que se realizam no nosso país. Este encontro tem uma fase local em que cada Município faz a captação dos jogadores que se agrupam em equipas de dois, realizando-se no mês de Setembro um encontro distrital que junta mais de 800 malhistas a jogar à malha. Neste encontro tanto participam homens, mulheres, rapazes e raparigas que durante um dia participam numa grande jornada de convívio e promoção do jogo da malha no Alentejo. No ano de 2005 o Município de Vendas Novas participou com 142 jogadores de malha no encontro distrital.

Jogos Transfronteiriços – o Município de Vendas Novas tem participado no projecto dos Jogos Transfronteiriços com a Associação de Municípios do Distrito de Évora, Associação de Municípios do Norte Alentejano, Diputacion de Badajoz e Gabinete do Desporto Escolar. Este projecto envolve principalmente as escolas e destina-se a jovens iniciados e juvenis. É definido um quadro de modalidades desportivas, onde cada Município em conjunto com as escolas realiza as fases locais. No Município de Vendas Novas tem-se realizado várias fases distritais e fronteiriças, como é o caso do Atletismo, Voleibol e Natação.

Semana da Juventude – no mês de Março durante uma semana, proporciona-se aos jovens do Município a possibilidade de ter outras experiências desportivas, principalmente na área dos desportos radicais e de aventura.

Outras modalidades desportivas – os últimos indicadores referentes à época desportiva 2005/2006 reflectem o aumento da prática desportiva no Município de Vendas Novas.


Programa de formação contínua
A constante evolução do fenómeno desportivo obriga a um constante processo de formação nas mais diversas vertentes do fenómeno desportivo, incluindo os próprios recursos humanos do Serviço Municipal de Desporto/Parque Desportivo Municipal.
A Câmara Municipal através do Serviço Municipal de Desporto tem possibilitado um conjunto de situações que fomentem o processo de formação contínua, a todos os agentes desportivos. As acções de formação para dirigentes desportivos do Município, tais como a que o IDP organizou em colaboração com a Câmara Municipal no ano de 2003, o último seminário internacional realizado em Vendas Novas em Novembro de 2004, sob o tema “O Papel da Educação e do Desporto no Desenvolvimento Regional”, foram acontecimentos significativos e que reuniram um considerável numero agentes ligados ao desporto. Os cursos realizados nos últimos anos de monitores e treinadores quer no âmbito de modalidades desportivas como o atletismo, quer os cursos de nadadores salvadores, os cursos e acções de reciclagem organizados pela a Associação de Futebol de Évora no âmbito da arbitragem constituem exemplos da forma como a autarquia entende o processo de formação contínua, como um dos pilares do seu plano desportivo.

O Município deve junto das entidades competentes, sensibilizá-las a utilizar os espaços desportivos existentes no Município, quer através de protocolos e parcerias com instituições de ensino (Institutos, Universidades, Escolas Superiores de Educação, etc.), assim como com associações e federações desportivas para criação de Centros de Treino e Estágios.

Protocolos com federações e associações desportivas
A Câmara Municipal de Vendas Novas tem procurado com as associações distritais e respectivas federações desportivas, acordos e protocolos que viabilizem e promovam o desenvolvimento desportivo, do país, da região e do Município, de modalidades específicas, do associativismo local e de todos os agentes desportivos.

No último ano foram feitas reuniões e discutidos protocolos a elaborar, assim como foram avançadas situações práticas no terreno, que viabilizaram grandes eventos desportivos dos quais damos como exemplos mais recentes:

Com a Associação de Atletismo do Alentejo e Federação Portuguesa de Atletismo, está em estudo um protocolo, que prevê:

Plano de desenvolvimento do atletismo para o Município de Vendas Novas, com o envolvimento das escolas e clubes, da Associação de atletismo e com a Federação Portuguesa de atletismo, promovendo estágios e competições.

Todas as provas regionais de Atletismo na pista de tartan em Vendas Novas - os últimos campeonatos regionais foram realizados no dia 27 de Maio de 2006.

Formação técnica de juízes, monitores e treinadores.

Formação técnica de Salto com Vara realizada dia 8 de Abril de 2006.

Com a Associação de Futebol de Évora e Federação Portuguesa de Futebol, foram definidos acordos que permitiram:

• Treinos das Selecções Regionais no Estádio Municipal dia 24 de Maio.

• Torneio Inter selecções distritais da Associação de Futebol de Évora, dia 18 de Junho.

• Formação e provas práticas do Conselho de Arbitragem da A.F.E.

• Estágio da Selecção Nacional de Futsal em Vendas Novas a realizar em 2006.

• Disponibilidade para jogos das selecções Nacionais no Estádio Municipal.


Com a Associação de Basquetebol do Alentejo e Federação Portuguesa de Basquetebol, está em estudo um protocolo, no seguimento do qual já foi possível realizar:

• Encontros distritais de minibasquetebol, o ultimo dia 8 de Abril de 2006.

• Compal Air 3x3 fase distrital 26 de Abril de 2006.

• Treinos das selecções regionais dia 13 de Abril de 2006.

• Estagio das selecções nacionais femininas de sub16 e sub18 dias 12 e 13 de Abril.

• Torneio Internacional com as selecções nacionais femininas de sub 16 e sub 18 com as selecções da Irlanda, dia 13 de Abril 2006.


Com a Federação Portuguesa de Triatlo, está acordado com o director técnico nacional, Prof. Sérgio Santos, uma metodologia de trabalho que prevê:

• Treinos na pista de tartan da campeã do mundo de triatlo Vanessa Fernandes.

• Organização de uma prova do calendário nacional em Vendas Novas.

Com a Federação Portuguesa de Orientação, a cooperação estabelecida possibilitou os seguintes eventos em Vendas Novas:

• Congresso de Orientação em Dezembro de 2004.

• Campeonato Ibérico em Dezembro de 2004.

• Congresso de orientação em Outubro de 2005.

• Prova pontuável para o campeonato do mundo em Janeiro de 2007.

Com a Associação Internacional do Desenvolvimento da Apneia, o acordo estabelecido possibilitou:

5ª Indoor Nacional de Apneia em Vendas Novas no complexo das piscinas municipais nos dias 17 e 18 de Junho de 2006.

Com o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, da Direcção Regional de Educação do Alentejo, têm sido estabelecidos acordos pontuais que permitiram as seguintes actividades mais significativas:
Corta Mato escolar Regional com mais de mil alunos em 2005.

Mega Sprinter fase regional na pista de tartan com 450 alunos em 23 de Março 2006.

Competições de desporto escolar ao longo do ano lectivo das Escolas B23 e Secundaria.

Com o Instituto do Desporto de Portugal (IDP), têm sido estabelecidos acordos no sentido de desenvolver alguns programas:

• Programa “Mexa-se” desenvolvimento do programa no Município de Vendas Novas.

• Participação em congressos, seminários e acções de formação.

Com a Associação de Municípios do Distrito de Évora, está estabelecido um protocolo na área do desporto que tem possibilitado um conjunto de projectos em parceria com outros Municípios, dos quais destacamos:
As Olimpíadas Populares do distrito de Évora, as escolas e escolinhas de desporto, o projecto dar mais vida aos anos, jogos transfronteiriços, festa da ginástica, festa da malha e mais recentemente a participação na 24ª Volta ao Alentejo em Bicicleta. Entre 24 e 28 de Maio foi para estrada esta, prova que percorre as estradas do Alentejo e chega a lugares como aldeias, vilas e cidades provocando grande animação e entusiasmo na população.

Vendas Novas – Cidade Desporto deu o sinal de partida, sendo palco da primeira etapa com partida e chegada em Vendas Novas junto ao parque desportivo municipal. A população de Vendas Novas teve a oportunidade de ver de perto no meio dos 128 corredores que iniciaram a volta os nomes mais sonantes do ciclismo nacional e alguns do contexto internacional.