Apresentação / O Projecto
 


.:: [ Pagina Inicial ] ::.
.:: [ O Projecto ] ::.

Revisão Intercalar do Plano Estratégico De Desenvolvimento de Vendas Novas - PEDVN

O projecto Vendas Novas 2020 pretende dar continuidade à experiência de planeamento e gestão estratégica que a Câmara Municipal de Vendas Novas tem desenvolvido nestes últimos anos e deverá ter por base uma participação activa dos protagonistas locais, devendo perspectivar, de forma coerente e operacional, as intervenções dos vários agentes económicos e sociais do concelho.
Considera-se igualmente desejável que, associado à ideia de um trabalho de escala fundamentalmente local, o fomento de relações intermunicipais de proximidade e de desenvolvimento de projectos de âmbito supra-municipal sejam assumidos como objectivos fundamentais, tal como se encontra preconizado nas orientações já conhecidas para este novo período de programação dos Fundos Comunitários (2007-2013).

Este projecto Vendas Novas 2020 visa definir “Linhas Estratégicas de desenvolvimento para o concelho de Vendas Novas” e fornecer à C.M. de Vendas Novas um “Plano de Acção” do concelho coincidente com o ciclo de programação financeira 2007-2013. Neste projecto optou-se em realizar um desfasamento entre os períodos temporais a que se reportam os trabalhos de definição da estratégia de desenvolvimento (2020) e de tradução num documento de planeamento operacional e financeiro (2007-2013), que se justifica pelas características prospectivas e estratégicas das Linhas de Orientação e no carácter instrumental do trabalho de construção de um plano de acção.
Garantir a concretização da visão estratégica que permitirá alcançar, numa perspectiva realista e coerente, os objectivos a atingir por Vendas Novas até 2020, pressupõe que se faça uso de um Plano de Acção com um horizonte mais reduzido de intervenção, recomendavelmente coincidente com o ciclo do QREN 2007-2013 e passível de introdução de posteriores medidas correctivas, onde se defina o modelo operacional e as etapas deste processo.

O projecto Vendas Novas 2020 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas e desenvolvida tecnicamente por uma equipa da Augusto Mateus & Associados, coordenada pelo Professor Augusto Mateus, desenvolve-se através de um processo em espiral que conduz a uma focalização progressiva no objectivo final “Vendas Novas 2020: Um território Atractivo para Viver, Trabalhar, Investir e Visitar” e que contempla quatro vectores fundamentais:

- Um diagnóstico prospectivo

- Uma visão e uma estratégia para 2020

- Um plano de acção para 2007-2013

- Um modelo operacional



 
© C. M. V. N. 1997-2007 / Todos os direitos reservados / Primeira edição: 2007-03-15 / Ficha Técnica
Sugestões / Comentários para o webmaster
Página optimizada para Internet Explorer 6.0 com resolução de 1024x768 a 16 Bits
Inicio