Vendas Novas aprova orçamento para 2021 com destaque para a Reabilitação Urbana e Rural
Atualizado em 27/10/2021Os principais documentos orientadores da estratégia definida pelo Município de Vendas Novas para 2021, nomeadamente as Grandes Opções do Plano e Orçamento, foram aprovados por maioria, na reunião da Câmara Municipal, realizada a 2 de dezembro, e posteriormente, também por maioria, na Assembleia Municipal de 21 de dezembro.
O orçamento num montante de 11,764 milhões de euros, mais 1,351 milhão de euros do que o ano anterior, aposta na definição de um conjunto de prioridades que tem como pontos fundamentais o investimento na proteção civil, no desenvolvimento humano, nas infraestruturas e crescimento sustentável.
Este é um orçamento de continuidade, que dá sequência ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, como é notório pela aposta na reabilitação urbana e rural e na mobilidade suave, consubstanciadas num conjunto de obras de grande envergadura que irão tornar Vendas Novas num lugar mais atrativo, mais seguro, saudável e dinâmico, garantindo melhor qualidade de vida aos seus cidadãos.
São exemplo disso a pavimentação de várias artérias no perímetro da cidade e em Afeiteira, Bombel e Landeira; a requalificação da Estrada de Cabrela; a execução de passeios estruturais em Afeiteira e Landeira; a requalificação da Av. Marechal Craveiro Lopes e a criação de novas ciclovias e zonas pedonais, interligando-as com as já existentes.
No documento estão também elencados outros importantes projetos como a requalificação do jardim-de-infância da Afeiteira; a cobertura de um dos campos de padel; o aumento do número de beneficiários do Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados; estratégias para uma programação cultural mais rica e diversificada; a requalificação do Jardim Público; a construção de uma ETARI no Parque Industrial; a consolidação do Fundo de Emergência Municipal e a criação de condições para Vendas Novas ser sede de Julgado de Paz do Alentejo Central.
Estas linhas que irão conduzir a estratégia para 2021 poderão ser redefinidas de acordo com a situação epidemiológica do Concelho, pois a salvaguarda da saúde e proteção da população será sempre prioridade para o Município de Vendas Novas.