A rede social assume-se como um modelo de organização e de trabalho em parceria que traz uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das famílias.
A rede social é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros públicos e privados que tem por objectivos:
1. Combater a pobreza e a exclusão social e promover a inclusão e coesão sociais;
2. Promover o desenvolvimento social integrado;
3. Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos;
4. Garantir uma maior eficácia e uma melhor cobertura e organização do conjunto de respostas e equipamentos sociais ao nível local;
5. Criar canais regulares de comunicação e informação entre os parceiros e a população em geral.
A rede social assenta no trabalho de parceria alargada, efectiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social.
Conselho Local de Acção Social de Vendas Novas
O CLASVN é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local.
Núcleo Executivo
Estrutura técnica operativa do CLAS composta por 7 representantes de entidades parceiras:
– Câmara Municipal de Vendas Novas
– Guarda Nacional Republicana
– Agrupamento de Escolas de Vendas Novas
– Junta de Freguesia de Vendas Novas
– Segurança Social
– Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas
– Unidade de Cuidados na Comunidade
Ligações úteis:
http://www.seg-social.pt/a-rede-social
– Decreto-Lei n.º 115/2006
Regulamenta a rede social, definindo o funcionamento e as competências dos seus órgãos, bem como os princípios e regras subjacentes aos instrumentos de planeamento que lhe estão associados, em desenvolvimento do regime jurídico de transferência de competências para as autarquias locais.