sob as seguintes condições:
– Acomodado em sacos de plástico bem fechados de forma a evitar ao máximo derrames.
– Após a sua colocação no interior do contentor a tampa deste, deve sempre ser fechada para evitar odores e o interesse de alguns animais.
– Evite a colocação do “lixo” no chão.
Cabe ao Município recolher este tipo de resíduos dos contentores existentes no concelho e encaminha-los para a estação de transferência mais próxima (Estação de Transferência de Montemor-o-Novo).
Da estação de transferência, estes resíduos seguem até às instalações da Gesamb, em Évora, onde são valorizados na unidade TMB (Tratamento mecânico e biológico) ou depositados em aterro sanitário.
Os horários de deposição de resíduos urbanos indiferenciados e de embalagens nos contentores indiferenciados e ecopontos existentes na via pública devem respeitar o estabelecido no Artigo 23.º do Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Limpeza e Higiene Pública (Regulamento nº 351/2012 – https://www.cm-vendasnovas.pt/wp-content/uploads/2020/07/residuosurbanos.pdf ).
Os resíduos urbanos admissíveis no ecocentro de Vendas Novas, localizado no Parque Industrial, podem ser rececionados no horário estabelecido pela GESAMB disponível no link seguinte:
https://gesamb.pt/clientes/horarios/
O município de Vendas Novas desenvolveu o PAPERSU 2020, tendo o mesmo sido alterado em 2019 no âmbito do projeto Vendas Novas + Limpa.
Com a entrada em vigor do novo Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e da publicação do PERSU2030 encontra-se em elaboração o PAPERSU2030 num contexto estratégico e de cooperação entre a GESAMB e os municípios integrantes no sistema.
O município de Vendas Novas é a entidade gestora responsável pelo serviço de resíduos urbanos “em baixa”. A qualidade de gestão deste serviço é avaliada anualmente pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos). O último ciclo de avaliação completo encontra-se disponível na figura seguinte: