Assinado protocolo para criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários
Atualizado em 28/10/2021O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve, dia 30 de abril, em Vendas Novas, para presidir à cerimónia de assinatura dos Protocolos para a Constituição de 60 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) a nível nacional.
Os protocolos foram celebrados entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros de Bragança, Águeda, Amadora, Arraiolos, Faro e Vendas Novas (enquanto Município anfitrião), tendo cada uma representado simbolicamente a sua área geográfica.
As EIP são equipas de bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil, sendo os operacionais que as integram caracterizados pela elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas, para atuarem em diferentes cenários de socorro e emergência.
Vendas Novas irá assim ficar servida por uma segunda EIP, que reforçará a corporação dos Bombeiros Voluntários com mais cinco operacionais profissionais.
O Município, tal como faz desde 2017 com a primeira EIP, compromete-se a pagar metade das despesas salariais dos operacionais, representando agora o investimento um total de cerca de 150 mil euros por ano, sendo metade responsabilidade da autarquia e a outra do Governo Português.
Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, realçou a importância desta nova equipa para aumentar a capacidade operacional dos Bombeiros Voluntários e garantir uma resposta mais profissionalizada e eficaz no socorro à população de Vendas Novas.