Decretado Dia de Luto Municipal, em homenagem à D.ª Clara
Atualizado em 10/09/2024Em manifestação de pesar pelo falecimento de Maria Clara Isabel, o Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, decretou o 10 de setembro de 2024 como Dia de Luto Municipal, com a inerente colocação da bandeira do Município de Vendas Novas a meia haste, recomendando às Juntas de Freguesia que procedam de igual modo relativamente às suas próprias bandeiras.
A pedido dos mesmos, informamos também que todas as casas de bifanas de Vendas Novas estarão encerradas no dia 10 de setembro para que possam prestar a devida homenagem à mulher que, com o seu trabalho e dedicação, contribuiu para o reconhecimento das nossas bifanas.
Maria Clara Isabel, carinhosamente conhecida como D.ª Clara, foi uma dinamizadora e empreendedora de Vendas Novas. Desde 1980 à frente do emblemático “Café Boavista”, manteve viva a tradição das famosas bifanas iniciada pelo seu esposo, Manuel Cardante. Tornou-se um símbolo de Vendas Novas, marcando a história e identidade desta terra. Exemplo de força, trabalho e generosidade, quem teve o privilégio de privar com ela sabe que o seu coração não tinha tamanho.
Honramos a sua memória através do excerto deste vídeo feito com todas as casas de bifanas, onde fala um pouco da sua história.
A sua ausência será sentida, mas o seu legado permanecerá eterno.
Maria Clara da Silva Barros Isabel faleceu no dia 7 de setembro, vítima de doença. A celebração da palavra decorre no dia 10 de setembro, pelas 11h00, na Capela da Igreja de Santo António, seguida de cortejo fúnebre para o cemitério de Vendas Novas.