Solidariedade Vendas Novas – Ucrânia
Atualizado em 24/03/2022O Município de Vendas Novas disponibilizou-se para acolher refugiados da guerra na Ucrânia e está a desenvolver um conjunto de iniciativas com vista a colaborar na ajuda humanitária a este povo. De momento já estão na cidade algumas famílias a vieram a título particular, aguardando-se a chegada de outras através do Alto Comissariado para as Migrações.
Para os bem receber, definiu, em conjunto com os parceiros locais, um Programa de Acolhimento que prevê a integração a nível escolar e de cuidados de saúde; apoio social através de respostas integradas; identificação de ofertas de emprego e a preparação de espaços de acolhimento temporário, tendo sido definido para o efeito, o Centro de Convívio de Marconi. Neste local, foram criadas condições para o acolhimento máximo de 10 pessoas, resultado do investimento da autarquia e de doações de particulares e empresas.
O Município lançou também um apelo à população para identificar munícipes que tenham disponibilidade para receber estas famílias em alojamento próprio ou segundo alojamento, assim como uma campanha de recolha de bens alimentares e de higiene que irão ajudar a suprimir as necessidades dos deslocados.
Colaborou com a Igreja Paroquial de Santo António na organização da “Marcha pela Paz na Ucrânia”, que decorreu no dia 19 de março, e juntou mais de uma centena de pessoas, num emotivo percurso de cinco quilómetros pelas ruas da cidade. Assegurou também o transporte de milhares de produtos recolhidos pela paróquia até local intermédio, os quais já foram enviados para as zonas fronteiriças.
O Município não pode ficar insensível com o povo ucraniano, neste que é um dos momentos mais tristes da sua história, e tudo fará para prestar a sua inteira solidariedade, manifestando-se pela paz e condenando a guerra como forma de resolver conflitos.
ATÉ DIA 25 DE MARÇO, PODE FAZER O SEU DONATIVO DE BENS ESSENCIAIS:
- Igreja de Santo António
Horário para entrega: 14h00 às 19h00
Data limite: 25 de março 2022
Salientamos que estas doações terão como destino todos os refugiados que o nosso Concelho acolha, independentemente do local onde fiquem alojados.
Apelamos à colaboração e boa vontade de todos, demonstrando, uma vez mais, que somos uma comunidade amiga e solidária.