Vendas Novas é uma das duas opções mais viáveis para localização do novo aeroporto
Atualizado em 21/12/2023A Comissão Técnica Independente (CTI) apresentou no dia 5 de dezembro, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o relatório que sugere possibilidades de localização para o novo aeroporto.
Das nove opções estudadas e resultantes de um profundo trabalho de análise de diferentes critérios, as duas opções finais que se verificaram viáveis foram Alcochete e Vendas Novas.
Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal, realça «o trabalho da Comissão Técnica Independente, feito de forma exemplar e independente, estando agora reunidas todas as condições para o Governo tomar uma decisão, a qual aguardaremos com toda a expetativa na certeza de que temos grandes vantagens geográficas, de acessibilidades e ambientais».
Mas vamos a uma explicação mais pormenorizada. Os terrenos onde se prevê a localização do novo aeroporto estão situados entre Afeiteira, Piçarras, Bombel e a A6, abrangendo genericamente as Herdades de Carvalhais e Besteiros.
As pistas de aterragem serão implantadas no sentido norte/sul, ou seja, os aviões irão aproximar-se à pista neste sentido, não se sobrepondo com nenhuma localidade, embora ligeiramente com as Fazendas da Arriça, concelho de Coruche. O espaço tem capacidade para atingir a ampliação máxima de quatro pistas, sendo que a previsão para uma eventual terceira pista é depois de 2043.
Em termos de acessibilidades, é já um fator favorável e diferenciador Vendas Novas ser servida por infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, sendo que o aeroporto iria trazer ainda a construção de novos nós de ligação à autoestrada e uma estação para comboios convencionais e de alta velocidade, com a viagem até Lisboa a demorar cerca de 30 minutos.
Quantos aos impactos diretos no desenvolvimento do Concelho prevê-se que a opção de Vendas Novas como solução única poderia gerar 30 mil postos de trabalho, e como solução dual com o Aeroporto Humberto Delgado 28 mil postos de trabalho.
O QUE SABEMOS SOBRE O TRABALHO APRESENTADO PELA COMISSÃO TÉCNICA INDEPENDENTE
Quantas propostas de localização foram analisadas pela CTI?
Foram analisadas nove possíveis propostas:
1 – Aeroporto Humberto Delgado (AHD) principal + Montijo complementar *1
2 – Montijo principal + AHD complementar (com evolução para o Montijo substituir integralmente o AHD)
3 – Campo de Tiro de Alcochete *2
4 – AHD principal + Santarém complementar *1
5 – Santarém *2
6 – AHD principal + Campo de Tiro de Alcochete complementar *1
7 – Vendas Novas *2
8 – AHD principal + Vendas Novas complementar *1
9 – Rio Frio + Poceirão
*1 – Solução dual, ficando os dois aeroportos a funcionar em simultâneo
*2 – Solução única, substituindo integralmente o Aeroporto Humberto Delgado, embora com hipótese de período de transição.
Que critérios serviram de base ao estudo?
Todas as propostas de localização foram estudadas tendo por base cinco fatores críticos de decisão: Segurança aeronáutica; Acessibilidade e território; Saúde humana e viabilidade ambiental; Conectividade e desenvolvimento económico; Investimento público e modelo de financiamento. Dentro destes, existem 24 critérios de avaliação, tais como proximidade, riscos, população afetada, pegada carbónica, análise custo-benefício, necessidade de financiamento, espaço aéreo e território, entre outros.
Vendas Novas ficou bem classificada?
Globalmente, a CTI atribuiu a Vendas Novas uma boa pontuação em 16 dos 24 critérios analisados. São 11 os critérios que lhe dão vantagem caso se opte por uma solução única e 9 se for uma solução dual.
Vendas Novas supera Alcochete na parte ambiental, tendo menor impacto na biodiversidade, corredores de aves, recursos naturais e aquíferos. A principal desvantagem é a necessidade de expropriação de terrenos e na distância a Lisboa.
O que se vai passar agora?
O relatório preliminar entra agora na fase da consulta pública e institucional, que decorre entre os dias 6 de dezembro de 2023 e 26 de janeiro de 2024, em que as pessoas e instituições podem enviar os seus comentários e pareceres para: cti.aeroporto@lnec.pt.
Depois deste prazo, a CTI vai avaliar os contributos recebidos e fará então o relatório final, finalizando assim o seu trabalho.
Quando é decidido o local do novo aeroporto?
Cabe ao governo formado após as eleições legislativas de 10 de março de 2024 tomar a decisão do local do futuro aeroporto.