Skip to main content

Cinema: Avatar: Fogo e Cinzas

Atualizado em 05/01/2026

De: James Cameron. Com Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver, entre outros.

Sábado, 24 de Janeiro 2026, às 15h00 e às 21h30 no Auditório Municipal de Vendas Novas

Entrada: 3 euros | Bilhetes à venda na Biblioteca Municipal | M/12

 

Depois de uma perda devastadora, a família de Jake e Neytiri enfrenta uma tribo Na’vi hostil, os Ash, liderada pelo implacável Varang, à medida que os conflitos em Pandora se intensificam e surgem novos dilemas morais.

Quando Jake Sully, um ex-fuzileiro dos EUA confinado a uma cadeira de rodas, aceitou a missão em Pandora, não imaginava até que ponto a sua vida iria mudar. Nessa viagem, conheceu Neytiri, uma nativa da tribo dos na’vi, por quem se apaixonou e com quem decidiu ficar, depois de se ter visto forçado a enfrentar a ganância do seu próprio povo. Anos mais tarde, o casal formou família e passou a viver pacificamente entre outros membros na’vi.

Depois de tudo o que sucedeu nos dois primeiros filmes, os Sully continuam a viver entre o clã Metkayina, junto aos recifes de Pandora, enquanto aprendem a lidar com a perda de Neteyam, o filho mais velho, morto numa luta com o Povo do Céu. Mas, com o planeta dividido entre clãs e novas ameaças a emergir, a família vê-se forçada a abandonar aquele lugar para enfrentar o Povo do Céu uma vez mais.

Com a realização novamente a cargo de James Cameron (“O Exterminador Implacável”, “O Abismo”, “Titanic”), que assina o argumento em colaboração com Rick Jaffa e Amanda Silver, este é o terceiro episódio da saga que teve início em 2009. O primeiro “Avatar” marcou a história do cinema pelos surpreendentes efeitos especiais, até então inéditos, e foi distinguido com o Globo de Ouro de melhor filme dramático e realizador. Teve ainda nove nomeações para os Óscares, vencendo nas categorias de fotografia, direcção de arte e efeitos visuais (categoria novamente conquistada por “Avatar: O Caminho da Água”, em 2022).