Festas do Concelho 2025 | Conheça o programa completo
Atualizado em 07/08/2025Vendas Novas está prestes a celebrar o seu 63.º aniversário como Concelho, e as festividades estão à altura da ocasião. De 5 a 7 de setembro, a Parada D. Pedro V volta a ser o grande palco da animação, num programa que segue a linha de sucesso dos últimos anos, com muita música, tradição, desporto, sabores tradicionais e atividades para todas as idades.
A música volta a ser protagonista, com nomes bem conhecidos do público. Na sexta-feira, dia 5, a noite promete com Mickael Carreira, um dos artistas mais populares da música ligeira portuguesa, que fará as delícias de fãs de todas as idades. Dia 6, o espetáculo RFM Time Machine leva o público numa viagem pelo tempo, com um cheirinho do que foi o mundo desde os anos oitenta até à atualidade. Serão três horas de animação e com muitas surpresas pelo meio! No domingo, o encerramento será com a potente voz da fadista Sara Correia, reconhecida pela sua autenticidade e força em palco. Há ainda espaço para os irreverentes Insert Coin, uma dupla que, como eles dizem, “não são DJs mas dão baile”, e para o humor musical do grupo Olha que Pimbalhada!. Na tenda junto ao Mercado Municipal, a noite prolonga-se com os ritmos dos DJs Forbidden, Fixxen, Hot Tuna e M3DUSA.
A Rua António Coelho de Oliveira será, uma vez mais, o centro das atenções para os aficionados das largadas de touros, com sessões diurnas e noturnas ao longo dos três dias.
Também o desporto volta a marcar presença com atividades abertas à participação popular, como os torneios de malha e sueca, zumba e a tradicional caminhada pelo campo do Regimento de Artilharia n.º 5, organizada em parceria com a Associação de Moradores do Polígono e Campos da Rainha. Este ano, o passeio de motorizadas é organizado pelos Bombeiros Voluntários e no programa há ainda uma novidade, uma prova de ciclismo, levado a cabo pela ADN Trilhos.
Para mostrar como se dança por cá, os alunos de Dance Kids, da Associação de Jovens de Landeira, vão dar um espetáculo no domingo e a habitual Tarde da Criançada, com festa da espuma, insufláveis, carrinhos a pedais, piscina de bolas, entre outros divertimentos, confirma que não faltam atividades para toda a família.
No sábado à tarde, as Bifanas de Vendas Novas, marca emblemática da terra, voltam a ser as protagonistas. A inauguração do Jardim “Manuel Cardante e Clara Isabel” é um momento singelo, mas carregado de simbolismo, pois pretende homenagear as duas figuras que foram a grande referência desta especialidade gastronómica. Haverá entrega do prémio “Cinco Estrelas Regiões” aos estabelecimentos locais, o divertido concurso “Rei e Rainha da Bifana”, este ano com algumas surpresas, e um showcooking conduzido pelo chef Fábio Bernardino, que promete mostrar novas abordagens à bifana.
A tradição também marca presença, com a atuação do Grupo de Cantares Reformados de Vendas Novas, Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, Rancho Folclórico das Piçarras, Rancho Folclórico da Landeira e Era uma vez… o Cante.
A inauguração da exposição de fotografia de Emanuel Constantino e o Mercado da Bagageira, completam o programa, assim como a Sessão Solene Comemorativa da efeméride, na qual serão entregues as insígnias municipais a pessoas singulares e coletivas cuja ação meritória e envolvimento na comunidade faz merecer esta distinção.
Ao longo dos três dias, tasquinhas com gastronomia local, artesanato, doçaria e produtos regionais fazem das Festas do Concelho um evento imperdível que terminará em grande, com um espetáculo de de fogo de artifício.
Organizadas pelo Município de Vendas Novas, contam com o patrocínio da Super Bock, Rubis Gás e HODS; apoio da Paladim, Amorim Cork Insulation e Panificadora Central de Vendas Novas; parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e colaboração do Regimento de Artilharia n.º 5.