Município promove sessões públicas de planeamento sobre Foros da Misericórdia e Parque Industrial
Atualizado em 03/10/2025O Município de Vendas Novas promoveu no dia 30 de setembro, no Auditório Municipal, duas sessões públicas dedicadas à apresentação e debate de instrumentos estratégicos de planeamento urbano, nomeadamente, a revisão do Plano de Pormenor do Parque Industrial e a elaboração do Plano de Urbanização dos Foros da Misericórdia. O objetivo foi ouvir diretamente empresários e munícipes, recolher contributos e envolver os munícipes em decisões que irão moldar o crescimento futuro do Concelho.
No que respeita ao Parque Industrial, onde já se encontram instaladas cerca de 70 empresas que empregam 1.400 trabalhadores, a taxa de ocupação atual é de 82,8%, restando apenas 17,2% de área disponível, parte desta com projetos em desenvolvimento. A revisão do Plano visa responder às necessidades de expansão das empresas já existentes e à instalação de novas, através da atualização dos parâmetros urbanísticos, do aumento da edificabilidade e da flexibilização de usos, bem como reforçar as regras e controlo ambientais. Pretende-se ainda valorizar os espaços públicos com mais áreas verdes, soluções de sustentabilidade e mobilidade suave, reforçando o papel estratégico desta zona para o desenvolvimento económico do Concelho.
Já o Plano de Urbanização dos Foros da Misericórdia, que abrange 311 hectares delimitados pela EN4, Estrada da Afeiteira, Estrada do Monte Branco e Rua Luís António Firmino, pretende preparar esta zona para o futuro com uma visão estratégica e equilibrada com condições para acolher 8.000 residentes. Hoje com cerca de 1.600 habitantes, os Foros da Misericórdia são uma área tranquila e procurada pela sua qualidade de vida. O Plano não prevê um crescimento rápido ou descontrolado, mas sim um processo gradual e organizado, que garanta ruas estruturadas, zonas verdes, percursos pedonais e cicláveis, equipamentos coletivos e novos espaços de comércio e serviços, assegurando sempre qualidade de vida para todos os moradores, e uma transição ponderada entre o centro da cidade e as zonas periurbanas.
O Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, sublinhou a importância de envolver a população nestes processos, afirmando que “o futuro urbanístico de Vendas Novas será construído com todos e para todos” e que “temos de estar preparados para o desenvolvimento futuro, especialmente tendo em conta os grandes investimentos nacionais que se irão realizar na região, e que terão impacto em Vendas Novas”. Com estes planos, o Município pretende assegurar um crescimento organizado, sustentável e equilibrado, capaz de responder aos desafios das próximas décadas.