Município reúne com Presidente da ULSAC e aborda falta de médicos no Centro de Saúde
Atualizado em 24/08/2026O Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira, o Vice-Presidente, Luís Laranjo Matias, e a Vereadora responsável pela Saúde, Sofia Batista, receberam no dia 20 de agosto o Presidente do Conselho de Administração da ULSAC – Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, Carlos Mateus Gomes, para uma visita de trabalho dedicada a assuntos relacionados com a prestação de cuidados de saúde no Concelho, a qual foi acompanhada pela enfermeira gestora, Natália Pereira.
Durante o encontro, o Município abordou a necessidade urgente de reforçar o número de médicos de família, tendo em conta o crescimento da população do Concelho, bem como a atual falta de profissionais devido a baixas e às aposentações que estão previstas para curto prazo. O reforço é considerado essencial para melhorar a resposta prestada à população e garantir um acesso mais adequado aos cuidados de saúde.
A autarquia aproveitou também para informar que, a partir de outubro, o Centro de Saúde voltará a dispor de serviço de segurança durante 24 horas, garantindo maior proteção a utentes e profissionais.
Outro dos objetivos do encontro consistiu na visita às intervenções em curso no Centro de Saúde, que incluem a substituição da rede predial de abastecimento de água e da rede de incêndio, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos com capacidade de armazenamento de energia em baterias. As intervenções que estão na fase de conclusão, são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de fundos da União Europeia, e visam melhorar as condições de segurança, durabilidade e eficiência energética do edifício, propriedade municipal no âmbito da transferência de competências na área da Saúde.
O Município considera fundamental manter uma articulação próxima com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, promovendo o diálogo e a cooperação institucional na procura de respostas que permitam melhorar o acesso aos cuidados de saúde e dar resposta às necessidades da população.