Município toma medidas de combate à vespa asiática
Atualizado em 02/05/2022O Município de Vendas Novas tem vindo a desenvolver algumas medidas de combate à vespa velutina (vespa asiática) que inclui a inativação e eliminação de ninhos e a colocação de armadilhas de captura, com a participação dos apicultores locais, de modo a combater a proliferação da espécie.
No âmbito de uma candidatura de caracter intermunicipal que envolve os 14 municípios da CIMAC, relativa ao Aviso POSEUR – “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, no dia 28 de abril foram colocadas mais três armadilhas, localizadas em Afeiteira, Nicolaus e zona do Chafariz Real e nos próximos dias colocaremos mais 17. As armadilhas são feitas com uma solução líquida atrativa à vespa asiática sem qualquer risco para o ser humano.
Com a implementação desta candidatura pretende-se assim levar a cabo uma estratégia coordenada de combate a esta espécie exótica invasora, adquirir equipamentos de controlo da Vespa Velutina, incluindo EPI’s, divulgar e sensibilizar para esta problemática e para a adoção de boas práticas junto de vários agentes sociais, bem como população em geral. Pretende-se ainda apostar na inovação em desenvolvimento e teste de novas técnicas e equipamentos para a deteção e o controlo desta espécie exótica invasora.
O Município continuará a tomar medidas no sentido de uma ação eficaz face a este problema e, para o exercício de um combate mais assertivo, solicitamos a toda a população que se avistar ninhos desta espécie informe os serviços municipais, através dos seguintes contactos: 265 807 717 | 265 807 700 ou smpc@cm-vendasnovas.pt
Para mais informações sobre esta espécie, consulte aqui:
– https://www.icnf.pt/noticias/vespaasiaticavespadepatasamarelasvespavelutina