Orçamento municipal reforçado em mais de um milhão e meio de euros
Atualizado em 24/02/2022Na reunião da Câmara Municipal de dia 22 de fevereiro, foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PS e a abstenção da CDU e do PSD, a proposta de primeira revisão do Orçamento Municipal para este ano, aumentando o orçamento no valor de cerca de 1 milhão e 850 mil euros, verba esta que corresponde ao saldo da gerência que transitou do ano de 2021. Este assunto será posteriormente colocado à apreciação da próxima Assembleia Municipal que se realizará no dia 28 do corrente mês.
A proposta incorpora o aumento de dotação do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) em 1 milhão e 278 mil euros do Plano de Atividades Municipal (PAM), em cerca de 393 mil euros das dotações da despesa sem plano (diretamente ao orçamento) em 179 mil euros.
Com este incremento financeiro, foram reforçados no Plano Plurianual de Investimentos, alguns projetos, nomeadamente: Operação de Reabilitação Urbana de Vendas Novas, o projeto para Construção de Passeios em Nicolaus, a Requalificação de Passeios em Vendas Novas, a Requalificação do Jardim Público, a Requalificação de Parques Infantis, em que será requalificado o parque infantil do Jardim José Saramago, o Projeto de Requalificação Urbana da Av. Da Misericórdia e da Zona da Boavista e Projeto de Loteamento de S. Domingos Sávio.
Foram ainda reforçadas as rubricas respeitantes aos projetos: Aquisição de Contentores, Recetáculos e Acessórios, bem como Medidas para a Melhoria de Circulação, Estacionamento e Mobilidade e Aquisição e Reparação de Equipamento e Maquinaria.
Quanto ao Plano de Atividades Municipais, os projetos incrementados são os seguintes: Ação Social Escolar, Oferta de Cadernos de Fichas aos Alunos do 1º. Ciclo, Programa de Artes Marciais, Academia da Liderança – Ubuntu, Natal Solidário, CPCJ de Vendas Novas, Nascer Cá, Proteção, Inclusão e Cidadania, Plano de Controlo da Qualidade da Água, MAL – Música ao Lago, Presidente Jovem, Programa de Ocupação Temporária para Jovens, Época Balnear, Gangue do Pedal e Campos de Férias Municipais.
Este orçamento e como já mencionado aquando da sua aprovação inicial, tem como pontos fundamentais o investimento na modernização administrativa e participação cívica; na assunção de transferências de competências do Governo; desenvolvimento social; ambiente e planeamento e no desenvolvimento económico. A franca aposta na Requalificação Urbana será também uma das principais bandeiras do executivo, prevendo-se a continuidade e conclusão de muitos dos projetos desta área tendo em vista tornar Vendas Novas cada vez mais atraente e revitalizada.