Vendas Novas adere a campanha que oferece árvores à população
Atualizado em 20/01/2023Com vista à mitigação dos efeitos das alterações climáticas, há que ter uma atitude proactiva e amiga do meio envolvente, plantando árvores.
É com base nessa constatação e neste pressuposto, que surge o Projeto “Além Risco” e o Município de Vendas Novas não poderia deixar de participar nesta iniciativa, pelas suas preocupações ambientais e pela defesa de uma cidade mais limpa, sustentável e de futuro.
Este projeto propõe-se a plantar 50.000 árvores em dois anos nos catorze concelhos do Alentejo Central, sendo que cerca de 20.000 dessas árvores serão plantadas pelos cidadãos aqui residentes através da campanha que agora se apresenta intitulada “Quero Árvores”.
Assim, serão oferecidas árvores à população que as poderá plantar junto às suas residências, em quintais ou jardins, tendo sempre em conta as dimensões da sua área residencial e as das árvores que pretende plantar.
Cada cidadão poderá receber até 10 árvores para plantar. Por dificuldades logísticas e de disponibilidade, não é possível escolher as árvores no ato da sua inscrição. No dia da recolha, a escolha será feita por ordem de chegada e alertamos para o facto de que poderão não haver todas as espécies previamente divulgadas.
E como se processa?
1 – Para receber as árvores, basta inscrever-se através do preenchimento dos seguintes formulários:
Se reside em Landeira: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSeVLN0iBt3pWW…/viewform
Se reside em Vendas Novas: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdjIJjhb3IULO…/viewform
2- Faça o levantamento das árvores nos seguintes dias:
– Junta de Freguesia da Landeira, 26 de janeiro – 14h00- 17h00;
– Vendas Novas, Mercado Municipal, 28 de janeiro – 9h30- 12h30.
3- Plante no local escolhido e cuide bem da sua árvore;
4- Partilhe as fotos da sua plantação, seja ação na defesa do ambiente e comprometa-se com um futuro melhor.
Para qualquer esclarecimento, pode contactar o projeto Além Risco (https://alemrisco.org/quero-arvores/).