Voto de pesar pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro
Atualizado em 23/03/2023A Câmara Municipal de Vendas Novas, na pessoa do seu Presidente, Luís Dias, marcou presença no dia 21 de março, nas cerimónias fúnebres e no último adeus ao Comendador Rui Nabeiro, figura incontornável do nosso país, que decorreram em Campo Maior.
Na última Reunião Ordinária de Câmara de dia 21 de março foi também aprovado por unanimidade um Voto de Pesar que aqui transcrevemos:
VOTO DE PESAR – RUI NABEIRO
No passado dia 19 de março, os órgãos de comunicação social davam conta do falecimento, aos 91 anos, do Comendador Rui Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta cafés,
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, no distrito de Portalegre, começou a trabalhar com apenas 12 anos a ajudar a mãe, numa mercearia, e o pai e os tios, na torra do café.
Após a morte do pai, aos 19 anos, assumiu a direção da empresa Torrefacção Camelo, Lda., sendo nesta empresa que deu os primeiros passos como empresário na área do café.
Em 1961, cria uma pequena empresa, na sua terra Natal, Campo Maior, num armazém com 50 metros quadrados e duas bolas de torra de 30 quilos de capacidade, a Delta Cafés, atualmente uma das maiores empresas do mercado do café, com mais de 3000 trabalhadores. Aos 91 anos de idade era por ele que continuavam a passar a análise de amostras e a compra do café, dedicando toda a sua vida à empresa que fundou.
Chegou a ser nomeado Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, ainda antes do 25 de Abril, em 1962 e 1972. Cinco anos mais tarde, em 1977, voltaria ao cargo, eleito democraticamente, pelo Partido Socialista. Cessou funções em 1986, depois de ter sido reeleito duas vezes.
O Sr. Comendador, mais do que uma pessoa verdadeiramente inspiradora, foi sempre visto como um cidadão exemplar, com uma sensibilidade única, e é hoje recordado pelo seu humanismo e dinamismo empresarial, sendo considerado um grande exemplo para a maioria dos Portugueses.
Desta forma e reconhecendo as ímpares caraterísticas deste empresário português, único nas suas qualidades humanas e nos seus valores, Rui Nabeiro deixa-nos um legado de generosidade, empatia e proximidade, sendo neste sentido que proponho que expressemos o nosso pesar pelo falecimento do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro e enderecemos as respetivas e sinceras condolências à família e fazendo também um minuto de silêncio.
*1 Minuto de Silêncio*