Município reforça apoio aos Bombeiros para programa de incentivo ao voluntariado
Atualizado em 08/11/2024O Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas celebraram um protocolo de colaboração que prevê um apoio monetário destinado à implementação de um Programa de Incentivo ao Voluntariado. Esta iniciativa visa reforçar o corpo de bombeiros em períodos críticos, especialmente durante os fins de semana, promovendo assim uma resposta mais eficaz e atempada no socorro à população.
Com um valor máximo de 12.200 euros, o apoio financeiro será distribuído mediante indicadores específicos: 50 euros por cada dia de fim de semana em que a Associação garanta um voluntário adicional em serviço e 100 euros para dias com dois ou mais voluntários. Este incentivo, que se prolonga até dezembro de 2025, será pago mensalmente, ajudando os bombeiros a colmatar a atual falta de meios humanos, um dos principais constrangimentos expostos ao Município.
A autarquia compromete-se a divulgar o Programa de Incentivo ao Voluntariado nos seus canais de comunicação, procurando sensibilizar a população para o impacto que cada cidadão pode ter ao praticar o voluntariado e contribuir, assim, para uma sociedade mais coesa e solidária.
Este protocolo é mais uma prova do empenho contínuo do Município em apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas. Contudo, o Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, refere que «o problema deve ser olhado com atenção a nível nacional para que haja uma resposta estrutural e robusta para o socorro em Portugal, que não dependa de voluntariado. Neste sentido solicitámos em agosto uma reunião com a Ministra da Administração Interna, mas que, até ao momento, não obtivemos resposta. Ainda assim, nos últimos dois anos, o Município destinou mais de 500 mil euros de apoio, com investimentos que incluíram o pagamento de metade dos salários das Equipas de Intervenção Permanente, a aquisição de uma nova ambulância, despesas para a construção do novo quartel e a compra de mobiliário e sistemas informáticos e de comunicação. Com este novo apoio ao Programa de Incentivo ao Voluntariado, reafirmamos o nosso compromisso em colaborar com os bombeiros locais, assegurando a segurança e o bem-estar dos Vendasnovenses.»