Serviço de Análises Clínicas volta a estar disponível no Centro de Saúde de Vendas Novas
Atualizado em 23/12/2024Desde o dia 4 de dezembro que os munícipes de Vendas Novas voltaram a contar com o serviço de análises clínicas no Centro de Saúde local, pondo fim à necessidade de deslocações ao Hospital de Évora para a realização destes exames.
A reativação deste serviço, suspenso desde a pandemia de Covid-19, foi alcançada graças à articulação entre a Câmara Municipal, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) e o Centro de Saúde de Vendas Novas. O objetivo foi sempre reduzir os custos, o tempo e os esforços necessários para que a população, especialmente os mais vulneráveis, tivesse acesso facilitado a cuidados de saúde essenciais.
Apesar de ser uma conquista importante, o Município de Vendas Novas mantém o foco noutras reivindicações na área da saúde. Recentemente, foi enviado um ofício à Ministra da Saúde solicitando uma reunião urgente para discutir a falta de médicos no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e para reiterar a necessidade da criação de um Serviço de Urgência Básico (SUB), gerido pela ULSAC. Este é um passo essencial para assegurar um atendimento médico de qualidade, com profissionais experientes e capacitados para atuar em situações de urgência.
Além disso, o Município está em diálogo com o INEM para resolver questões apontadas pelos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, com vista à garantia de uma viatura de emergência que responda de forma eficaz às necessidades da população, tendo sido agendada uma reunião para o final de dezembro.
O Município reforça o compromisso de continuar a lutar por melhores condições na área da saúde, destacando que a reabertura do serviço de análises clínicas é um passo significativo, mas que ainda há muito por alcançar.
Funcionamento das Análises Clínicas no Centro de Saúde
– às segundas, quartas e sextas-feiras
– das 08h00 às 11h00