Vendas Novas deu as boas-vindas a 250 peregrinos da Jornada Mundial da Juventude
Atualizado em 28/07/2023O Vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, deu, no dia 28 de julho, as boas-vindas ao grupo de 250 estrangeiros, oriundos do Brasil, Alemanha e França, que Vendas Novas acolhe no âmbito dos Dias nas Dioceses, que precedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Os visitantes permanecem no Concelho até dia 31 de julho e são acompanhados por 18 voluntários do Comité Organizador Paroquial de Vendas Novas e pelos padres de ambas as paróquias. Participam em momentos de oração e num variado programa cultural e desportivo de descoberta da terra que os acolhe, como foi o caso da prova de orientação que fizeram no polígono do Regimento de Artilharia n.º5, uma das mais emblemáticas instituições do Concelho, com quem a autarquia partilhou este momento de boas-vindas.
Para o acolhimento, o Município garante espaço para alojamento e higiene pessoal, refeições, apoio aos eventos que realizam, transporte para deslocações às várias localidades da paróquia e entrada livre nas piscinas municipais.
No dia 2 de agosto, será ainda dada dormida a um grupo de 50 franceses que se desloca em bicicleta desde a sua terra natal até Lisboa e, nos dias 3 e 4, a um grupo de 100 espanhóis que fazem aqui a sua última paragem antes de seguirem para o encontro com o Papa Francisco. O restante grupo de 55 peregrinos oriundos da Argentina, México e Brasil fica alojado no Concelho entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, fazendo deslocações diárias a Lisboa para participarem na JMJ.
A Jornada Mundial da Juventude é uma iniciativa católica que se realizará de 1 a 6 de agosto de 2023, entre Lisboa e Loures e que trará previsivelmente ao nosso país, cerca de um milhão de participantes, tendo como ponto alto a visita do Papa Francisco.